Folha de S. Paulo


Hypermarcas vende área de preservativos por R$ 675 milhões

Divulgação
Preservativos e camisinhas da marca Jontex
Preservativos da Jontex, uma das linhas vendidas pela Hypermarcas

A fabricante de fármacos e produtos de consumo Hypermarcas anunciou nesta sexta-feira (29) a venda de sua divisão de preservativos ao grupo britânico Reckitt Benckiser por R$ 675 milhões, em uma estratégia para redução de endividamento.

O valor do negócio será pago 20% no ato da assinatura do acordo e o restante após a conclusão da operação, sujeita a "determinadas condições precedentes".

A divisão detém as marcas Jontex, Olla e Lovetex e faturou R$ 100,2 milhões em 2014, cerca de 2% da receita líquida total do grupo brasileiro, que se aproxima cada vez mais de se focar exclusivamente no mercado farmacêutico.

Por seu lado, a Reckitt Benckiser, no segmento de preservativos detém a marca Durex. A empresa britânica ainda possui a marca de lubrificantes íntimos KY.

O acordo com o grupo britânico ocorre depois que a Hypermarcas anunciou em novembro a venda da área de cosméticos à francesa Coty por R$ 3,8 bilhões.

Segundo a Hypermarcas, os recursos com a venda da divisão de preservativos mais os gerados pela venda da área de cosméticos ajudarão a reduzir endividamento líquido que até o final de setembro era de R$ 3,3 bilhões, "o que levará a uma posição líquida de caixa positivo pro forma de cerca de R$ 1,1 bilhão".

As ações da Hypermarcas encerraram nesta sexta-feira (29) em alta de 0,7%, cotadas a R$ 22,35. O Ibovespa (principal índice da Bolsa brasileira) teve valorização de 4,6%, em um dia de ganhos para os mercados mundiais, após o Japão adotar a estratégia de juros negativos, visando estimular sua economia.


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