Folha de S. Paulo


Pilotos e comissários prometem greve na quarta-feira em 12 aeroportos

Pilotos e comissários rejeitaram proposta de reajuste das empresas aéreas e aprovaram na tarde desta sexta-feira (29) a realização de greve nos principais aeroportos do país.

Uma paralisação foi marcada para o dia 3 (quarta), das 6h às 8h, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. A orientação para a categoria é que os voos no horário da paralisação não ocorram.

INFRAESTRUTURA
Plano de investimento interrompe marasmo

Os tripulantes também foram orientados a explicar aos passageiros que a paralisação decorre do direito de greve.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas, que representa a categoria, pede 11% de reajuste, retroativos à data-base, em 1º de dezembro. As companhias aéreas propõem aumentados parcelados, em fevereiro, junho e novembro, sem retroatividade.

Segundo o sindicato, a paralisação poderá ser suspensa se as companhias aéreas aceitarem o aumento pedido pelos aeronautas.

O Snea (sindicato das empresas aéreas) lamentou os possíveis transtornos aos passageiros e disse que adotará medidas para atenuar o impacto da greve. A entidade informou ter feito seis propostas aos aeronautas, "mesmo em momento de forte retração econômica, queda significativa da demanda no transporte aéreo doméstico e forte aumento de custos de operação". Todas as propostas foram rejeitadas.


Endereço da página:

Links no texto: