Folha de S. Paulo


Fabricante de TVs Philips fecha fábrica em Jundiaí e vai para Manaus

Divulgação
Televisão da Philips, série 4100
Televisão da Philips, série 4100

A taiwanesa TPV, que produz TVs e monitores com as marcas AOC e Philips, decidiu fechar sua fábrica na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, que empregava 530 pessoas.

Com a medida, 320 funcionários da linha de produção de monitores e painéis digitais serão demitidos. Dos 210 restantes, 90 serão transferidos para o escritório da companhia em São Paulo e 120 permanecerão na região, atuando no centro de reparo e distribuição.

A produção de Jundiaí será transferida para a fábrica da companhia em Manaus, onde já são feitas as TVs das marcas AOC e Philips. A migração da produção tem previsão de começar em abril e terminar em julho.

SINERGIA

Em comunicado, a TPV informou que a decisão foi tomada por motivos estratégicos e que a centralização das operações "trará eficiência e sinergia, incrementando a competitividade da companhia". Em Manaus, a empresa emprega 800 pessoas. A expectativa é contratar mais 250 para suportar a demanda extra.

Os monitores são usados em PCs de mesa, os desktops, mercado que vem encolhendo no Brasil desde 2014. A expectativa é que as vendas encolham ainda mais em 2016 por conta do fim do incentivo fiscal às vendas de tablets, smartphones e PCs. A Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônico (Abinee) estima que 4 mil pessoas serão demitidas no setor por conta da mudança.

Ainda no setor, a Foxconn vai demitir 480 pessoas em sua fábrica em Indaiatuba (SP), que produz celulares para a Sony Mobile, por conta da baixa demanda. O número equivale a 70% dos empregados da unidade.


Endereço da página:

Links no texto: