Folha de S. Paulo


Mais de 4 milhões de usuários trocaram de operadora em 2015

Jhon Paz/Xinhua
O número de usuários que realizaram a portabilidade entre operadoras foi de mais de 4 milhões
O número de usuários que realizaram a portabilidade entre operadoras foi de mais de 4 milhões

Mais de 4 milhões de usuários trocaram de operadora de telefonia móvel e fixa em 2015 sem alterar seus números de telefone, informa a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade que administra o serviço de portabilidade no país.

As migrações ficaram praticamente no mesmo patamar de 2014. Os assinantes de telefonia fixa foram responsáveis por 1,5 milhão (36%) de migrações em 2015, enquanto os usuários de telefones móveis responderam por 2,63 milhões (64%).

Os pedidos de portabilidade numérica cresceram entre usuários de telefonia móvel, na comparação com 2014, de 55% para 64%. Em telefonia fixa houve redução de nove pontos percentuais na comparação anual, de 45% para 36%.

Segundo a consultoria CVA Solution, a principal causa para mudança de operadora é o preço menor ou uma promoção mais atrativa. A ausência de sinal é o maior motivo de insatisfação entre os usuários, seguido pelo mau atendimento prestado nas lojas ou por telefone.

No quarto trimestre de 2015 foram feitas 1,1 milhão de trocas de operadora sem alteração de número em território nacional. As solicitações de usuários de telefones fixos responderam por 32% (352,4 mil) e as demandas realizadas no serviço móvel foram 68% (748,7 mil).

A portabilidade numérica passou a valer em setembro 2008 e alcançou todo o território nacional em março de 2009. Em pouco mais de sete anos, 30,4 milhões de migrações foram efetivadas no país. São Paulo lidera com 31,3% do total, seguido por Rio de Janeiro (11,7%) e Paraná (8,2%).

O usuário que deseja realizar a portabilidade numérica deve procurar a operadora para onde quer migrar e fazer a solicitação. O tempo de transferência para a efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis.


Endereço da página:

Links no texto: