Folha de S. Paulo


Indústria chinesa volta a mostrar retração em dezembro

A indústria da China voltou a mostrar contração no mês de dezembro, mas também uma pequena melhora em relação a novembro, conforme revelou nesta sexta-feira o índice geral de compras (PMI, na sigla em inglês) elaborado pelo Escritório Nacional de Estatísticas daquele país asiático.

O PMI, que quando marca acima de 50 pontos mostra expansão (abaixo desse limite indica retração)–, ficou em 49,7 pontos no último mês do ano de 2015, mas teve uma melhora de um décimo em relação a novembro (49,6 pontos).

Em julho do ano passado, esse indicador, elaborado através de pesquisas com importantes empresas do país, ficou exatamente em 50 pontos. Desde então, foi perdendo força, marcando 49,7 pontos em agosto e 49,8 em setembro e outubro.

O escritório também divulgou o índice PMI no setor de serviços, que, ao contrário da indústria, mostrou expansão: 54,4 pontos em dezembro, alta considerável após alcançar 53,6 em novembro.

O índice de dezembro foi o mais alto registrado em todos os meses de 2015, ano marcado pelas dúvidas nos mercados internacionais sobre o futuro da economia chinesa, apesar de Pequim garantir que a desaceleração de seus indicadores é o resultado natural da mudança de modelo de crescimento nacional, antes focado na indústria e nas exportações, mas agora se concentrado no consumo.


Endereço da página:

Links no texto: