Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Como ter 1% líquido aplicando por dois anos?

Pergunta enviada pelo leitor G.P., de Osasco (SP).

RESPOSTA DE ALEXANDRE CANALINI, PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER - Na sua pergunta completa, você diz que tem R$ 650 mil aplicados em fundos DI que rendem 0,88% ao mês.

Nos últimos meses o CDI tem sido pouco acima de 1% ao mês, mas deve-se levar em consideração que boa parte dos investimentos são tributados, portanto, a rentabilidade líquida é menor do que você almeja.

Os fundos de investimentos abertos ainda têm uma particularidade. Ao recolher tributos a cada seis meses, reduzem a remuneração final do seu investimento e não propiciam as vantagens do diferimento fiscal de produtos como CDBs e Tesouro Selic, por exemplo, que recolhem tributos somente no vencimento ou no resgate.

O prazo que você tem disponível para aplicar os seus recursos é fundamental para determinar a alíquota tributária e consequentemente a rentabilidade líquida.

Supondo que o CDI seja em torno de 1% nos próximos meses e que você seja tributado em 17,5%, para obter rentabilidade líquida de 1% ao mês você terá que assumir risco maior nos seus investimentos, incompatível com suas aplicações atuais indexadas ao CDI.

É uma ótima oportunidade para reavaliar seu perfil de risco. Se for moderado ou arrojado, pode pensar em fundo multimercado e operação estruturada. Se for conservador, pode buscar ativos isentos de tributos.


Endereço da página: