Folha de S. Paulo


Empresário reinventa negócio com novo cardápio para superar crise

Janeiro de 2016 começa com um novo prato no cardápio da Usina de Massas, rede de franquias com sete lojas no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Especializada em massas e molhos artesanais, a marca vai incluir paninis no menu a partir de janeiro.

"Essa é uma ideia antiga que temos para o horário da tarde, com o intuito de oferecer uma opção de lanche que não fuja da nossa proposta italiana", afirma Lucas Aragão, 42, chef e fundador da rede.

Em um primeiro momento os paninis serão lançados somente na matriz da Usina de Massas, localizada no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. "Obtendo sucesso lançaremos em toda a rede", diz Aragão.

Testar novos produtos primeiro nas unidades próprias é uma prática no franchising.

Divulgação
Legenda: Matheus Barros, CEO da Usina de Massas
Lucas Aragão, chef e fundador da Usina de Massas

"Não cabe ao franqueado participar do risco de um produto não ser aceito pelo consumidor sem que antes tenha sido testado e validado pela franqueadora", afirma Cláudia Bittencourt, 63, sócia-diretora da consultoria de negócios Grupo Bittencourt.

Em épocas de crise, como a atual, é importante que o empresário reinvente seu negócio. Uma forma é lançar novos produtos e serviços para atrair mais clientes ou atender melhor os atuais frequentadores.

Outra opção é analisar os atuais itens do portfólio e manter o foco naqueles de melhor rentabilidade. "O importante é que o empresário não fique com foco na crise e sim na busca de novas oportunidades", diz Cláudia.

Para incluir os pãezinhos no cardápio –que chegarão em quatro sabores–, Aragão investiu cerca de R$ 1 mil em matéria-prima e material de ponto de venda. Também procurou uma padaria que garanta qualidade e regularidade de entrega.

A ideia do empreendedor é que o lançamento alcance até 10% do faturamento em seis meses. Em 2015, a rede cresceu 24%.


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