Folha de S. Paulo


Para ampliar mercados em 2016, empresa contrata novo executivo

Em novembro, a ShopBack contratou um diretor de operações (COO). O escolhido para o cargo foi João Paulo Haddad Marques, 34, e a missão dele na startup é aproximar a empresa das agências de publicidade e marketing nacionais e expandir os negócios no mercado internacional em 2016.

"Pelo crescimento já realizado em 2015 e o cenário otimista para o próximo ano, a empresa precisava de uma visão diferenciada e focada na estruturação de todas as áreas", afirma Isaac Ezra, 36, CEO da ShopBack, sobre a contratação de Marques.

"Preparar-se estruturalmente é um passo essencial para crescer em grande escala e atender a toda demanda do mercado com qualidade." Antes da chegada do executivo, era Ezra que acumulava a função de COO.

A contratação de um executivo para um cargo alto, como o de diretor de operações, só deve acontecer em uma pequena empresa quando o empreendedor perceber que o próximo passo não será possível com a estrutura atual.

Gabriela Di Bella/Folhapres
SAO PAULO, SP, BRASIL, 14-12-2015, 15h00: Entrevista com seis empresários sobre seus planos para os negócios em 2016. Na foto: Isaac Ezra, da Shopback, vai expandir para fora do país no próximo ano. (Foto: Gabriela Di Bella/Folhapres, MPME)
Isaac Ezra, CEO da Shopback

Para saber se está mesmo na hora de incluir um novo diretor na equipe, Alessandro Saade, professor do MBA em Gestão da Inovação da Business School São Paulo (BSP), recomenda primeiro desenhar e implementar o processo de expansão e então, quando estiver em um terço da implementação, aproximadamente, trazer o novo profissional.

"Isso garantirá que a receita já esteja maior, comportando a entrada de um cargo de maior remuneração", diz.

Outro caminho é contratar o profissional por projeto antes de efetivá-lo. "Isso serve de teste para ambas as partes se conhecerem melhor e gera um compromisso financeiro menor", afirma Saade.

Criadora de uma plataforma capaz de recapturar usuários que abandonam seus carrinhos de compra em lojas virtuais, a ShopBack pretende abrir quatro escritórios no exterior - em Londres, na Inglaterra, Miami, nos Estados Unidos, Santiago, no Chile, e Cidade do México, no México.

A expectativa é que o mercado externo responda por 12% do faturamento no fim de 2016. Em 2015 a empresa alcançou um crescimento de 15% ao mês.


Endereço da página: