Folha de S. Paulo


Denúncia por plágio mantém propaganda da Sadia fora do ar

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Cena da propaganda 'Ode à comida', da Sadia, tirada do ar pelo Conar
Cena da propaganda 'Ode à comida', da Sadia, tirada do ar pelo Conar

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) manteve, na última sexta (11), suspensa a campanha televisiva "Ode à Comida", da Sadia. Ainda cabe recurso.

A propaganda está fora do ar desde outubro, devido a uma denúncia da Vigor, que comercializa a manteiga dinamarquesa Lurpak.

Segundo a Vigor, a propaganda televisiva "Ode à comida", da Sadia, copiaou elementos do vídeo "Faça sua mágica", da Lurpak.

Com trilhas sonoras que remetem a filmes de fantasia e cenários escuros, os dois trabalhos brincam com a ideia de que seus produtos são ingredientes para a "magia" da culinária.

"A cozinheira faz mágica, não é abracadabra. Ela tem poderes, uma pitada de fé e um bocado de manteiga Lurpak", diz a propaganda da Vigor.

A concorrente diz "a Sadia entra com os ingredientes, você põe o encanto".

Em nota à imprensa em outubro, a Vigor afirmou que "a campanha já era veiculada globalmente e foi lançada pela marca no Brasil pouco antes do comercial da concorrente, que traz a mesma ideia criativa e as mesmas técnicas, como filmagem, iluminação, trilha sonora semelhante e a temática central da magia na cozinha".

A empresa diz que não vai se manifestar após a decisão mais recente do Conar.

A gigante de alimentos BRF, dona da Sadia, informa que não comentará o caso enquanto ele estiver em andamento.

Lurpak - 'Faça a sua mágica'

Propaganda que a Vigor afirma ter sido plagiada

Sadia - 'Ode à comida'

Propaganda da Sadia retirada do ar pelo Conar

GUERRA DE MARCAS

Esse é mais um capítulo da guerra publicitária entre a J&F Investimentos, dona da Vigor e da JBS, a maior produtora de proteína animal do mundo, e a BRF.

Em julho, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Seara, da JBS, retirasse do ar anúncios televisivos brincando com a letra S, presente em seu nome e no da concorrente Sadia, da BRF.

Na decisão, o juiz Douglas Iecco Ravacci afirma que a peça publicitária induz o consumidor a pensar na marca da rival, Sadia.

Isso porque somente no final o anúncio revela que o produto em questão é da Seara.

Para o juiz, a comparação promovida pela campanha, embora não pejorativa, se apoiava no sucesso obtido pela rival, líder de mercado.

Veja vídeo

A BRF revidou no mesmo mês investindo em campanha com o slogan "evite surpresa, vai na certeza" —uma clara resposta à Seara, cujas campanhas tinham o mote "a qualidade vai te surpreender".

Com a propaganda, a empresa buscava tirar a Sadia do ringue e trazer a polarização para Seara e Perdigão. Marca mais vendida, a Sadia é em geral mais cara.


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