Folha de S. Paulo


Receita suspende consulta à restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou durante algumas horas desta segunda-feira (7) a consulta ao último dos sete lotes da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) programados para 2015.

Contribuintes que acessaram o site do órgão no início da tarde puderam ver a mensagem de que o dinheiro estaria disponível no banco no próximo dia 15.

Ainda durante a tarde, o órgão retirou do ar a consulta. A partir desse momento, esses mesmos contribuintes, ao acessarem o site da Receita, encontravam a mensagem de que sua declaração ainda estava em processamento.

A Receita informou que divulgará nesta terça (8) uma nota sobre a consulta. O Fisco informou que não comentaria o ocorrido desta segunda.

MALHA FINA

Os contribuintes que não estiverem nesse último lote devem consultar o site da Receita para saber se há ou não pendências na declaração. Em alguns casos, o problema é apontado pelo Fisco e a retificação pode ser feita online, no site e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Em 2014, 937,9 mil de declarações ficaram retidas na malha fina, maior volume desde 2009, quando esse número chegou a 1 milhão. Os principais problemas encontrados pelo órgão foram a omissão de rendimentos recebidos e divergência de informações sobre despesas médicas.

A partir de janeiro, a Receita começa a liberar as declarações da malha em lotes residuais mensais.

Editoria de Arte/Folhapress
Malha fina do IR
Malha fina do IR

Endereço da página:

Links no texto: