Folha de S. Paulo


Queda do PIB no começo do ano foi maior do que estimativa inicial

A queda do PIB (Produto Interno Bruto), medida da renda de bens e serviços produzidos no país, foi um pouco maior do que o inicialmente estimado nos dois primeiros trimestres deste ano, informou o IBGE nesta terça-feira (1º).

Com a revisão dos dados, o que é periódico, a queda do PIB no primeiro trimestre, em comparação aos três meses anteriores, passou de 0,7% para 0,8%. Frente ao mesmo período do ano passado, a baixa mudou de 1,6% para 2%.

PIB do Brasil
Resultados do 3º trimestre
painel da bolsa de valores brasileira

Já no segundo trimestre deste ano, a queda passou de 1,9% para 2,1% frente aos três meses anteriores. E na comparação ao mesmo período do ano passado, a queda mudou de 2,6% para 3%, segundo os novos dados divulgados pelo IBGE.

O PIB do quatro trimestre do ano passado também foi levemente alterado. A estagnação (0,0%) virou uma leve variação positiva de 0,1% na comparação ao três meses anteriores. Apesar disso, o PIB fechado de 2014 permaneceu em alta de 0,1%

"Apesar da revisão, não é um dado definitivo do PIB de 2014, que ainda vai incorporar mais pesquisas", disse Claudia Dionísio, gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE.

PIB - Tri. x tri. imediatamente anterior, em %

As revisões ocorreram para incorporar novas pesquisas estruturais do IBTE, como a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e a PAM (Pesquisa Agrícola Municipal), por exemplos. São dados novos e mais precisos do que os originalmente disponíveis.

Além disso, o IBGE divulgou o cálculo definitivo do PIB de 2013 em novembro, que também incorporaram estatísticas novas e mais precisas sobre a economia. Isso mudou a base de comparação dos números mais recentes da pesquisa.


Endereço da página:

Links no texto: