Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: vale manter aplicação de R$ 650 mil no PGBL?

Fernando Frazão/Folhapress
Bancos elevam recursos para empresas pagarem 13º salário
PGBL tem incentivos tributários, mas é bom ficar atento ao desempenho

A pergunta foi enviada pelo leitor J.A.J., de Santos (SP).

RESPOSTA DE WILLIAM EID JUNIOR, PROFESSOR DA FGV-SP - Os produtos de previdência como PBGL (Plano Gerador de Benefício Livre), na essência, são muito bons. Eles têm incentivos tributários importantes e nos fornecem uma poupança para o futuro. Mas o desempenho deles é diferente, então cabe a você comparar o produto onde estão seus recursos com outros disponíveis no mercado.

O principal fator a analisar é a consistência de desempenho. Veja se o seu plano de PGBL está sempre entre os melhores do mercado. Se estiver, dificilmente você encontrará um produto melhor que ele. Taxas de administração elevadas ou outras cobradas na aplicação –como carregamento– podem reduzir o ganho do investidor. Se o seu produto estiver com rentabilidade muito inferior à de outros com características parecidas, você pode optar pela portabilidade do plano –ou seja, buscar um mais favorável em outra instituição.

Quanto ao risco, a questão é mais complexa. O PGBL é um produto de seguradora e não está coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), sendo o seu risco de crédito o da seguradora. Isto é, se a seguradora falir, você vai perder seu dinheiro. Se você acha esse risco relevante, talvez seja interessante distribuir os recursos por outras seguradoras, lembrando que a portabilidade permite fazer isso sem incorrer em tributos.


Endereço da página:

Links no texto: