Folha de S. Paulo


Volks recebe multa recorde e terá que fazer recall de 125 mil carros na Coreia

Michael Sohn/AP
The company's logo is pictured on the hood of a Volkswagen Beetle a wrecking yard in Berlin, Germany, Wednesday, Sept. 23, 2015. The revelation that Volkswagen rigged diesel-powered cars to emit lower emissions during EPA tests is particularly stunning since Volkswagen has long projected a quirky brand image with an emphasis on being environmentally friendly _ an image that now appears in tatters. (AP Photo/Michael Sohn) ORG XMIT: NYBZ151
Logo da Volkswagen em um ferro-velho

A Coreia do Sul decidiu nesta quinta-feira (26) impor multa recorde à Volkswagen com base em seus próprios testes de emissões de poluentes e obrigou a fazer recall de 125.522 veículos.

O Ministério do Meio Ambiente ordenou à Volkswagen Korea a apresentação de um plano de recall até 6 de janeiro de 2016, após seus próprios testes de emissões mostrarem que a maior montadora europeia manipulava dispositivos que registravam as emissões de diesel em veículos com motores mais antigos.

Fraude da Volkswagen
Empresa tentou esconder poluição
Poster do

O ministério coreano também multou a Volkswagen em 14,1 bilhões de wons (US$ 12,31 milhões), a maior multa financeira imposta a uma montadora na quarta maior economia da Ásia.

Em setembro, a montadora alemã admitiu que instalou em 11 milhões de veículos a diesel pelo mundo um sistema que burlava as medições de poluentes em várias marcas. O escândalo global culminou com a renúncia do presidente da empresa.

"As medidas desta quinta-feira são similares às que muitos outros países estão tomando —a Alemanha ordenou um recall obrigatório, enquanto os EUA iniciaram o processo de definição do tamanho da multa", disse a analista do Samsung Securities, Esther Yim.

Autoridades disseram que os testes do governo sul-coreano de modelos à diesel de outras 15 fabricantes de veículos serão completados em abril, criando um grau de incerteza desconfortável em um momento de desaceleração das vendas de importados no 11º maior mercado automotivo do mundo.

ESCÂNDALO

O escândalo de emissão de poluentes eclodiu após a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos ter notificado a companhia por violar a lei ao instalar o software, conhecido como "defeat device" [literalmente, "dispositivo de derrota", ou dispositivo manipulador], nos veículos Volkswagen e Audi com motores de quatro cilindros vendidos entre 2009 e 2015.

O sistema fraudulento da Volkswagen é capaz de detectar o momento em que o carro está passando por um teste oficial de emissões e ativar o sistema pleno de controle de emissões apenas durante o teste. Em situações de uso normal, os controles são desativados e o veículo passa a poluir muito mais do que o fabricante reporta.

Posteriormente, outras denúncias aumentaram as proporções do escândalo, que chegou a carros da marca Porsche e a veículos com motor à gasolina.

No Brasil, o Procon-SP multou a Volkswagen do Brasil em R$ 8,3 milhões pela fraude. De acordo com o órgão, 17.057 unidades da picape Amarok, fabricadas entre 2011 e 2012, contêm o software que altera as emissões de nitrogênio. A Volkswagen deverá convocar um recall para retirar o dispositivo desses veículos.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) multou a empresa em R$ 50 milhões pelos mesmos motivos.


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