Folha de S. Paulo


BTG nomeia Persio Arida como interino no lugar de André Esteves

Fabio Braga - 31.ago.2015/Folhapress
O presidente-interino do BTG Pactual, Persio Arida
O presidente-interino do BTG Pactual, Persio Arida

O BTG Pactual decidiu nomear o economista Persio Arida, um dos sócios do banco, como presidente-interino.

Arida assume o comando do banco no lugar de André Esteves, que foi preso nesta quarta (25) sob acusação de obstruir as investigações da Operação Lava Jato. A decisão foi do conselho de administração do banco.

Sócio fundador do BTG Pactual, Arida é membro do conselho de administração do banco. Foi presidente do Banco Central e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O economista é conhecido como um dos pais do Plano Real, que estabilizou a economia em 1994. Arida tem doutorado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e foi professor da PUC-Rio. Também desenvolveu pesquisa na Universidade Princeton e no Instituto Smithsonian de Washington (EUA).

Em nota, o banco reiterou que está à disposição das autoridades para prestar os esclarecimentos necessários e que vai colaborar com as investigações.

AÇÕES DESABAM

O banco anunciou um programa de recompra de ações, operação que visa conter a desvalorização dos papéis na Bolsa.

Os papéis do banco, reunidos em um recibo de ações (units), chegaram a cair 38,9% pela manhã após a prisão do banqueiro. No encerramento dos negócios, os papéis tiveram baixa de 21,01%, cotados a R$ 24,40 cada unit.

A recompra de ações será de 10% dos papéis e deve vigorar por até 18 meses. O banco decidiu pedir ainda aos reguladores que possa comprar mais ações, além do limite previsto de 10%.


Endereço da página:

Links no texto: