Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: qual aplicação é melhor que a poupança?

A pergunta foi enviada pelo leitor A.C.L.C., de São Paulo (SP).

RESPOSTA DE MICHAEL VIRIATO, PROFESSOR DO INSPER E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER - Atualmente, a poupança é uma das piores alternativas de investimento. O rendimento médio no ano até outubro foi de 6,7%, enquanto a inflação medida pelo IPCA foi de 8,5%.

Mas a escolha do investimento não deve ter como base apenas o retorno. A melhor opção é aquela que atende ao objetivo e às restrições do próprio investidor. É recomendado que ele identifique seus propósitos para não ter decepções.

Para quem está poupando para a aposentadoria, concentrar recursos em ativos referenciados ao CDI (taxa de juros de referência entre bancos) não é a alternativa mais recomendada. O melhor seria diversificar e aplicar uma parcela em ativos de longo prazo referenciados ao IPCA, mesmo considerando o risco maior.

Entretanto, para quem pretende poupar para um gasto no curto prazo, aplicações em fundos ou em títulos referenciados ao CDI são uma excelente alternativa.

Fundos desse tipo com taxas de administração menores que 2,5% ao ano já rendem mais que a poupança. Os CDBs com retorno acima de 80% do CDI, também.

Comparados aos CDBs, os títulos referenciados ao CDI -as LCAs e LCIs- são ainda melhores, pois proporcionam isenção de Imposto de Renda. De forma geral, o investidor deve atentar para a diversificação da carteira.


Endereço da página: