Folha de S. Paulo


Filho de Luiza Trajano, novo chefe do Magazine Luiza priorizará meio digital

Rafael Hupsel - 27.mar.2009/Folhapress
Frederico Trajano vai assumir a rede Magazine Luiza em 2016
Frederico Trajano vai assumir a rede Magazine Luiza em 2016

O Magazine Luiza, terceiro maior varejista de eletroeletrônicos e móveis do país, passará a ser comandado a partir de janeiro pela terceira geração da família fundadora do que um dia foi uma pequena loja em Franca, interior de São Paulo.

Frederico Trajano, 39, filho de Luiza Helena Trajano, a face mais conhecida do Magazine, será o novo presidente da empresa em substituição a Marcelo Silva, que tocava o dia a dia da loja e tinha, entre suas tarefas, preparar a transição no comando.

Fascinado pelas start-ups do Vale do Silício, Frederico entrou no Magazine Luiza em 2000 para cuidar do comércio eletrônico, então um pequeno negócio tanto na rede quanto no varejo brasileiro.

Diferentemente dos concorrentes Grupo Pão de Açúcar (dono de Casas Bahia e Ponto Frio) e das Lojas Americanas, em que as lojas físicas são totalmente apartadas do comércio eletrônico, o Magazine preferiu manter o segmento integrado o negócio. O produto sai do mesmo estoque, é faturado pelo conjunto da empresa e segue um único caminho logístico.

Frederico quer fazer o Magazine Luiza deixar de ser uma varejista tradicional, que tem uma presença digital (hoje, 22% do faturamento vem da internet) para se tornar uma empresa do comércio eletrônico com lojas físicas. "Definimos assim: queremos ser uma empresa digital, com presença física, e calor humano", disse.

Para isso, resolveu distribuir smartphones aos 8.000 vendedores como ferramenta de trabalho para efetuar as vendas, como ocorre nas lojas da Apple.

Marlene Bergamo - 1º.out.2015/Folhapress
Executiva Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza, durante evento Mulheres Transformadoras em SP
Executiva Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza, durante evento Mulheres Transformadoras em SP

Com isso, conseguiu reduzir a burocracia e o tempo de venda de 45 minutos para cinco minutos. Também planeja fazer a loja on-line vender produtos de empresas menores, como faz a Amazon.

"Mais e mais pessoas estão definindo as suas compras pela internet e pelo celular. Hoje metade de tudo o que vendemos já são aparelhos digitais e conectados: smartphones, tablets, computadores e TVs com acesso à internet. Muita gente compra um smartphone, mas só sabe usar um ou dois aplicativos. Tem smart TV, mas não conecta o wi-fi. Queremos ajudar o consumidor a aproveitar melhor o produto."

O Magazine mantém um serviço telefônico e virtual remoto para tirar dúvidas e ajudar os consumidores a configurarem os aparelhos.

Frederico cursou administração na FGV e fez pós-graduação na Universidade Stanford, na Califórnia (EUA), próximo às start-ups do Vale do Silício que admira.

PREPARAÇÃO

Antes de entrar no negócio da família, trabalhou como analista de investimento em ações do Deutsche Bank e em firmas de private equity, que investem em companhias fora da Bolsa.

Em 2004, passou a cuidar também de marketing, logística e tecnologia. "Não fui preparado [para assumir o cargo de presidente]; eu é que me preparei", disse.

Fundado em 1957, o Magazine Luiza emprega 20 mil pessoas e faturou R$ 11,5 bilhões no ano passado.

Frederico é casado e tem três filhos, entre eles uma recém-nascida de três meses. Nas horas vagas, gosta de navegar pela internet.

-

  • RAIO-X FREDERICO TRAJANO

Idade: 39

Carreira:

Analista no Deutsche Bank, diretor de comércio eletrônico e diretor de operações do Magazine Luiza

Formação:

Administração de empresas na FGV e especialização na Universidade Stanford (EUA)

Magazine Luiza:

Faturamento de R$ 11,5 bi em 2014, 780 lojas e 20 mil funcionários

Concorrentes:

Via Varejo, Carrefour, Walmart e Máquina de Vendas


Endereço da página:

Links no texto: