Folha de S. Paulo


Rede hoteleira Marriott compra grupo dono do Sheraton por US$ 12,2 bilhões

Efe
ACOMPAÑA CRÓNICA:BRASIL FAVELAS BRA01 RÍO DE JANEIRO (BRASIL), 15/05/2014.- Fotografía del miércoles 14 de mayo de 2014 de la favela de Vidigal con la playa de Vidigal al lado del hotel Sheraton, en Río de Janeiro (Brasil). El precio de la vivienda en las áreas más exclusivas de la ciudad se ha convertido en algo prohibitivo para la mayoría de cariocas, lo que ha provocando migraciones hacia áreas más baratas, como las favelas, a cuyos habitantes les queda la opción de irse más lejos o pagar más. Esta es la realidad que relatan los habitantes de la favela Vidigal, probablemente la más privilegiada de Río de Janeiro por su excepcional localización: se encuentra a pocos metros del barrio más caro de la ciudad, Leblon, y tiene una vista increíble sobre las playas de la exclusiva zona sur de esta ciudad brasileña. EFE/ ORG XMIT: BRA01
Hotel Sheraton, da rede Starwood, no Rio de Janeiro (RJ)

A rede norte-americana de hotéis Marriott International anunciou nesta segunda (16) a compra da concorrente Starwood Hotels & Resorts por US$ 12,2 bilhões (R$ 46,8 bilhões).

Essa é a transação mais importante do setor hoteleiro desde 2007, quando o fundo americano de investimentos Blackstone comprou o grupo Hilton por US$ 26 bilhões (R$ 99,7 bilhões).

Com a aquisição, a companhia vai se tornar a maior rede hoteleira do planeta, com 1,1 milhão de quartos em mais de 5.500 hotéis pelo mundo e maior presença em mercados como Europa, América Latina e Ásia, incluindo Índia e China.

A Starwood, que recebe quase dois terços de sua receita de fora dos Estados Unidos, basicamente se colocou à venda em abril, quando disse estar considerando alternativas estratégicas.

Para cada ação que possuírem da Starwood, os investidores receberão 0,92 ação classe A da Marriott e US$ 2 em dinheiro, disseram as companhias nesta segunda.

Acionistas da Starwood também receberão cerca de US$ 7,80 por ação pela cisão do negócio de "timeshare" (turismo por tempo compartilhado) e a subsequente fusão com o Interval Leisure Group.

A operação, aprovada pelos conselhos de administração de ambos os grupos, vai reunir as marcas da Marriott, como Ritz-Carlton, Renaissance, JW Marriott e Gaylord, com as da Starwood, como St Regis, W, Westin, Le Méridien e Sheraton.

Até recentemente, parecia que a Starwood cairia sob o controle de outra companhia de hotelaria norte-americana, a Hyatt, que estava em negociações avançadas quanto a uma aquisição. Pelo menos um grupo chinês de hotelaria e turismo e a InterContinental Hotels, sediada em Londres, sinalizaram interesse na aquisição da Starwood.

ÁSIA

Para a Marriott, a transação apressará sua expansão à China e adicionará marcas luxuosas com ressonância particular no mercado asiático.

A companhia já opera hotéis em 26 cidades da China continental e anunciou no começo do mês que desejava estar presente em 50 cidades nos próximos três ou quatro anos. A Marriott vem em média abrindo um novo hotel por quinzena, na China, recentemente.

"Em longo prazo, somos muito otimistas quanto à China", disse Arne Sorenson, presidente-executivo da Marriott, no começo do mês. Ele acrescentou que a Starwood e a Hilton eram suas duas principais concorrentes no mercado da China, em companhia da cadeia chinesa de hotelaria Shangri-La.

Em maio, na Conferência Árabe de Investimento em Hotelaria, Sorenson rejeitou questões sobre um possível interesse da Marriott na aquisição da Starwood, afirmando que esta não se enquadrava no perfil recente das aquisições da Marriott.

As ações da Marriott caíram em quase 7% este ano, o que confere à empresa um valor de mercado de US$ 18,7 bilhões.

A aquisição da Starwood eleva o volume total de transações na hotelaria este ano a quase US$ 50 bilhões - o que se aproxima do recorde de US$ 75 bilhões estabelecido em 2007-, de acordo com a Dealogic.

BRASIL

No país, as duas redes somam 15 hotéis, sendo nove da Starwood e seis da Marriott. A maior parte deles fica na região Sudeste, com dez. Há ainda três no Sul e outros três no Nordeste.

A perspectiva para os próximos anos é de expansão da rede. Em Santos, existe um Sheraton em construção e até 2018 a Marriott promete entregar mais 11 hotéis no país. Somente a cidade do Rio de Janeiro, que vai sediar os Jogos Olímpicos no ano que vem, receberá quatro novos hotéis.

O presidente da Marriott, Tim Sheldon, informou em nota no dia 6 de outubro que sete dos 11 hotéis previstos já estão em construção e que, apesar do período de crise econômica, a empresa acredita na capacidade hoteleira do Brasil e vê uma oportunidade de crescer no país.

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  • RAIO-X Marriott International

Setor Hoteleiro

Receita bruta em 2014: US$ 13,796 bilhões

Presente em: 85 países

Número de hotéis: 4.300

Número de funcionários: 123.500

Principais concorrentes: Hilton Worldwide Holdings, Accor, InterContinental Hotels Group, Hyatt Hotels Corporation, Interval Leisure Group

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  • RAIO-X Starwood Hotels & Resorts Worldwilde

Setor Hoteleiro

Receita bruta em 2014: US$ 5,983 bilhões

Presente em: 100 países

Número de hotéis: 1.270

Número de funcionários: 180.400

Principais concorrentes: Hilton Worldwide Holdings, Accor, InterContinental Hotels Group, Hyatt Hotels Corporation, Interval Leisure Group

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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