Folha de S. Paulo


Dilma diz que Brics trabalham para reduzir riscos da economia global

A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo (15), na reunião dos líderes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que os países emergentes estão "comprometido a trabalhar pela redução dos riscos da economia global".

Em discurso na Turquia, ela afirmou que os resultados das ações do grupo são "muitos expressivos". Dilma citou a concretização do Novo Banco de Desenvolvimento e do Arranjo Contingente de Reservas, o que, na visão da presidente, deve impulsionar a ampliação da agenda de cooperação e a consolidação da parceria econômica do bloco.

Yuri Kochetkov/Efe
ANT14. Antalya (Turkey), 15/11/2015.- Russian President, Vladimir Putin (L), welcomes the Brazilian President, Dilma Rousseff (R), to the leaders of the BRICS meeting prior to the G20 summit in Antalya, Turkey, 15 November 2015. In addition to discussions on the global economy, the G20 grouping of leading nations is set to focus on Syria during its summit this weekend, including the refugee crisis and the threat of terrorism. (Terrorismo, Siria, Turquía) EFE/EPA/YURI KOCHETKOV ORG XMIT: ANT14
O presidente russo Vladimir Putin dá às boas-vindas à presidente Dilma na Turquia

"Nossos países estão comprometidos a trabalhar pela redução dos riscos que a economia global continua a enfrentar." Segundo ela, o grupo dos Brics "continuará a ser uma força positiva para a retomada do crescimento global nos próximos anos".

A presidente ainda disse que a coordenação brasileira no G20 continuará a priorizar, entre outras questões, os investimentos em infraestrutura e o combate à pobreza e às desigualdades como temas importante para os países em desenvolvimento.

Nesse sentido, Dilma reforçou o empenho de tornar realidade os compromissos da reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI), assumidos em 2010, em prol de uma governança econômico-financeira global mais equilibrada e representativa, com maior participação dos países emergentes e em desenvolvimento.

ATAQUES DE PARIS

Na fala, Dilma também reiterou seu repúdio pelos ataques ocorridos em Paris na última sexta-feira.

"Essa atrocidade torna ainda mais urgente uma ação conjunta de toda comunidade internacional no combate sem tréguas ao terrorismo", afirmou a presidenta em Antália, na Turquia, de acordo com informações do Blog do Planalto.


Endereço da página:

Links no texto: