Folha de S. Paulo


AB InBev aprova oferta de mais de US$ 100 bilhões por cervejaria SABMiller

Justin Tallis/AFP
Bottles of beer and cider produced by Belgian-Brazilian group Anheuser-Busch InBev, (Budweiser, Corona, Stella and Beck's) and British brewer SABMiller (Bulmers and Peroni) are pictured in London, on October 13, 2015. British brewer SABMiller announced Tuesday it had finally agreed a takeover by Anheuser-Busch InBev, the world's biggest beer producer -- for about $109 billion. Including debt, the cost of buying SABMiller is around $117 billion (£77 billion, 103 billion euros), making it the world's third biggest takeover after two mega mergers across the telecoms sector. AFP PHOTO/JUSTIN TALLIS ORG XMIT: 003
Garrafas de cervejas produzidas pela AB Inbev e pela SABMiller

A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, lançou sua oferta oficial de mais de US$ 100 bilhões pela SABMiller nesta quarta-feira (11) e concordou com a venda da fatia da rival na norte-americana MillerCoors, em uma tentativa de obter aprovação regulatória para a união.

A AB InBev disse que concordou em vender a fatia de 58% da SABMiller na MillerCoors para o outro principal acionista do negócio, a Molson Coors, por US$ 12 bilhões (a MillerCoors é uma joint venture entre a Molson Coors e a SABMiller nos Estados Unidos).

A AB IBev, cuja aquisição da SABMiller seria uma das maiores fusões da história corporativa, disse esperar alcançar US$ 1,4 bilhão em economias anuais por sinergias quatro anos após a conclusão do acordo, projetada para o segundo semestre de 2016.

O processo deve demorar um ano, dada a complexidade do acordo, que envolverá negociar com autoridades regulatórias de diferentes partes do planeta.

A nova gigante de cervejas combinaria as marcas Budweiser, Stella Artois e Corona, da AB InBev, com Peroni, Grolsh e Pilsner Urquell, da SABMiller, e fabricaria quase um terço da cerveja mundial, diminuindo as principais competidoras como Heineken e Carlsberg.

GUERRA DA CERVEJA - Divisão do mercado da cerveja, em %

A aquisição, que o Conselho da SABMiller aceitou provisoriamente no mês passado, seria a maior de uma companhia baseada na Grã-Bretanha.

Ao comprar a SABMiller, a AB InBev adicionaria mercados da América Latina, como Colômbia e Peru, e entraria na África, em um momento em que alguns de seus mercados domésticos, como os Estados Unidos, estão enfraquecendo, conforme consumidores preferem cervejas artesanais e drinques.

Com base nos preços de fechamento das ações na terça-feira e taxas de câmbio atuais, a oferta vale 70 bilhões de libras, ou US$ 106 bilhões.

BRIGA PELO COMÉRCIO - AB Inbev fez proposta de compra da Miller

CONCORRÊNCIA

Analistas acreditam que outros ativos terão de ser vendidos para responder a preocupações quanto à concorrência. Eles acreditam que entre os ativos passíveis de venda esteja a participação da SABMiller em uma joint venture com a China Resources Enterprise, que produz a Snow Beer, a cerveja mais vendida do mundo em termos de volume.

Sobre a compra, o presidente-executivo da AB InBev, Carlos Brito, disse: "Acreditamos que essa combinação venha a gerar oportunidades significativas de crescimento e que criará mais valor, beneficiando a todas as partes interessadas".

"Ao unirmos nossos recursos, construiremos uma das maiores companhias mundiais de bens de consumo", afirmou.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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