Folha de S. Paulo


Empresas de mídia jornalística discutem em São Paulo futuro do setor

Raquel Cunha/Folhapress
SAO PAULO - SP - 01.10.2014 - A INMA - International Newsmedia Marketing Association, promove o SeminaÌrio Internacional de Jornais, no qual jornais brasileiros e internacionais discutirão o futuro da informação. Marcelo Benez, Marcelo Benez, Presidente da Divisão Brasil da INMA, Diretor de Publicidade, Folha de Sao Paulo.Ascânio Seleme, Editor Executivo, InfoGlobo, Rio de Janeiro. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress, MERCADO) ***EXCLUSIVO***
Painel da Inma em 2014 em São Paulo

A Inma, sigla em inglês da Associação Internacional de Mídia Jornalística, realiza nesta segunda (9) e na terça (10) sua Conferência Internacional 2015, no auditório do Google, no Itaim Bibi, região oeste de São Paulo. O tema geral é "A nova transformação da indústria de notícias".

A entidade pretende apresentar "O que os executivos das companhias de mídia brasileiras precisam urgentemente saber para crescer audiência, receita e marca, em meio às novas dinâmicas digitais". Entre os tópicos a serem abordados estão "Novos formatos de cobrança e receitas de conteúdo".

Participam, como palestrantes e debatedores, 24 executivos de empresas jornalísticas do Brasil e do exterior. Entre outros, Mark Campbell, do "The New York Times", Santiago Alvarez Matamoros, do colombiano "El Tiempo", e Changhee Park, do sul-coreano "JoongAng Ilbo".

Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, Ascânio Seleme, diretor de Redação de "O Globo", Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo de "O Estado de S. Paulo", e Marta Gleich, editora-executiva do "Zero Hora", fazem um painel das grandes Redações.

O evento será aberto nesta segunda pelo diretor-executivo Comercial da Folha e presidente da Inma Brasil, Marcelo Benez, e encerrado na terça pelo presidente mundial da Inma e ex-diretor do "Telegraph", de Londres, Mark Challinor.

Santiago Matamoros, que além de diretor do "El Tiempo" é também o presidente da Inma Latinoamérica, vai relatar nesta segunda a experiência do jornal colombiano para se adaptar à revolução digital. Ele adianta que já está próximo um novo modelo de negócios, com o peso cada vez maior das assinaturas, em relação ao faturamento publicitário.

Sublinhando que a perda de publicidade para os "disruptores digitais não é boa notícia, de maneira nenhuma", ele acrescenta que, como mostra o crescimento das assinaturas digitais, "as audiências estão entendendo que o conteúdo de qualidade tem um custo de produção, e isso nos dá mais fôlego".

Por outro lado, "a Redação agora tem uma responsabilidade maior, porque os leitores precisam ver o tempo todo que vale a pena pagar pelo conteúdo que, até poucos anos atrás, era de graça".

Changhee Park, diretor de Operações do "JoongAng Ilbo", também fala nesta segunda sobre as transformações digitais do jornal, um dos maiores da Coreia do Sul.

E adianta, diferentemente de Matamoros: "Tenho que dizer que não estamos mais próximos de achar um novo modelo de negócios".

"Devemos estar abertos para testar tudo o que for possível para a recuperação de receitas", diz, citando publicidade nativa e realização de seminários. "Mas será difícil encontrar novas fontes de recurso comparáveis à escala que o faturamento publicitário chegou a alcançar para os jornais, no passado."

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CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INMA 2015
A nova transformação da indústria de notícias

QUANDO: 9 de Novembro, das 13h às 19h, 10 de Novembro, das 9h às 19h.
ONDE: Auditório do Google, Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477, Itaim Bibi, São Paulo, SP.
INSCRIÇÕES: A partir de US$ 1.195 (inma.org ), podem ser feitas na hora, com cartão de crédito.

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Programação

SEGUNDA, DIA 9

14h
Abertura
Marcelo Benez, diretor-executivo Comercial da Folha e presidente da Inma Brasil

14h30
Transformação 2.0: Prepare-se para o futuro
Yasmin Namini, consultora de mídia digital e ex-diretora do "New York Times", onde chefiou o lançamento do modelo de assinatura digital.

15h15
A estratégia de diversificação do "El Tiempo".
Santiago Alvarez Matamoros, diretor da Casa Editorial El Tiempo, da Colômbia, e presidente da Inma Latinoamérica.

16h
Determinando urgentes prioridades versus importantes tarefas
Changhee Park, diretor de Operações do "JoongAng Ilbo", da Coreia do Sul.

17h15
Painel das grandes Redações
Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, Ascânio Seleme, diretor de Redação de "O Globo", Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo de "O Estado de S. Paulo", e Marta Gleich, editora-executiva do "Zero Hora"

22h
Google apresenta novo produto, em jantar.

TERÇA, DIA 10

9h
Jason Washing, diretor de Parcerias Estratégicas do Google

9h40
As lições globais para crescimento de assinaturas do "NYT"
Mark Campbell, vice-presidente de Marketing do Consumidor do "New York Times".

10h55
Painel América Latina
Antonio Jiménez Barca, diretor de Redação do espanhol "El País", e Martha Ortiz, diretora do "El Colombiano".

12h15
Big Data 2.0: O que as empresas de notícias precisam entender e fazer agora
Gustavo Ioschpe, fundador e presidente-executivo da Big Data, e Pablo Cerdeira, chefe do Pensa - Sala de Ideias, da Prefeitura do Rio.

14h15
Painel Digital: O que o futuro vai exigir das companhias de mídia
Guilherme Gomide, presidente-executivo de América Latina da agência Mirum, Michel Lent Schwartzman, fundador e diretor de Produção da LENT/AG, e Jonas Leite Suassuna, presidente da Gol Grupo.

15h15
Atendendo às exigências atuais para gerar receita de forma criativa
Ana Paula Padrão, apresentadora na Rede Bandeirantes e empresária.

16h
Inma Talks
Pyr Marcondes, diretor geral da M&M Consulting, e Paula Nader, diretora de Marca e Marketing do Banco Santander

17h30
A visão de uma grande editora em relação ao novo papel do publisher
Tiago Afonso, diretor de Marketing da Editora Abril.

18h15
Adaptando-se ao novo ambiente da mídia
Mark Challinor, presidente mundial da Inma e presidente-executivo da Media Futures.


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