Folha de S. Paulo


Presidente do conselho da BR distribuidora renuncia ao cargo

Danilo Verpa/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 25-03-2011: Placa de preços reajustados em posto de gasolina Petrobras na avenida Pacaembu, em São Paulo (SP). (Foto: Danilo Verpa/Folhapress, MERCADO)
Posto de gasolina Petrobras na avenida Pacaembu, em São Paulo (SP)

O presidente do conselho de administração da BR Distribuidora, Clóvis Torres, entregou hoje seu pedido de renúncia ao cargo. Torres é executivo da Vale e ligado ao presidente da mineradora, Murilo Ferreira, que se licenciou da presidência do conselho da Petrobras há dois meses.

Torres era suplente de Ferreira no conselho da Petrobras e, por isso, presidia o colegiado da subsidiária, que é composto pelos substitutos dos conselheiros da estatal, além de um representante dos trabalhadores.

Quando o presidente da Vale se licenciou, ele optou por não assumir o comando do conselho da estatal, alegando que queria deixar a escolha do substituto nas mãos de seus companheiros. Em votação, foi eleito o conselheiro Nelson Carvalho.

A Petrobras ainda não se manifestou sobre o assunto. A Folha apurou que, aos seus colegas, Torres alegou motivos pessoais para deixar a BR. Mesma justificativa foi dada por Murilo Ferreira, quando pediu licença.

Fontes próximas, porém, dizem que divergências entre os conselheiros independentes indicados em abril pelo governo e a direção da companhia estariam por trás das decisões.


Endereço da página: