Folha de S. Paulo


Cervejaria deve comprar participação da SABMiller em empresa nos EUA

Justin Tallis/AFP
Bottles of beer and cider produced by Belgian-Brazilian group Anheuser-Busch InBev, (Budweiser, Corona, Stella and Beck's) and British brewer SABMiller (Bulmers and Peroni) are pictured in London, on October 13, 2015. British brewer SABMiller announced Tuesday it had finally agreed a takeover by Anheuser-Busch InBev, the world's biggest beer producer -- for about $109 billion. Including debt, the cost of buying SABMiller is around $117 billion (£77 billion, 103 billion euros), making it the world's third biggest takeover after two mega mergers across the telecoms sector. AFP PHOTO/JUSTIN TALLIS ORG XMIT: 003
Garrafas de cervejas produzidas pela AB Inbev e pela SABMiller

A fabricante de cerveja Molson Coors está bem adiantada em suas negociações para adquirir a participação majoritária da SABMiller na joint venture entre os dois grupos na América do Norte, revelaram pessoas informadas sobre as negociações, o que é visto como essencial para que a Anheuser-Busch InBev garanta o sucesso de sua tomada de controle acionário da SAB, uma transação de 68 bilhões de libras.

O avanço surge pouco antes do prazo de 4 de novembro para que a AB InBev apresente oferta formal à SAB. Também surge uma semana depois da informação de que a AB InBev havia contratado os bancos Lazard e Barclays, seus principais consultores financeiros, para estudar o potencial de venda de ativos nos Estados Unidos, entre os quais a joint venture MillerCoors, a fim de ajudar a obter aprovação das autoridades antitruste dos Estados Unidos à transação.

Não há acordo ainda, e a negociação pode fracassar, disseram as fontes informadas sobre as conversações.

GUERRA DA CERVEJA - Divisão do mercado da cerveja, em %

As marcas da AB InBev controlam 46% do mercado de cerveja dos Estados Unidos, e a joint venture MillerCoors detém 27%.

Já que o grupo Molson Coors, do Canadá e Estados Unidos, detém 42% da joint venture e tem o direito de apresentar a primeira e última ofertas em qualquer venda da participação da SAB, ele é o favorito para adquiri-la desde o início do processo.

Os direitos da Molson Coors sobre a joint venture podem conferir vantagem de preço à empresa nas negociações, ainda que seja improvável que a AB InBev encare essa vantagem como grande problema, já que ela provavelmente deseja que a venda seja realizada o mais rápido possível. Alguns analistas estimaram que os 58% da SAB na joint venture podem ter valor de entre US$ 10 bilhões e US$ 13,5 bilhões.

A fabricante da cerveja Budweiser garantiu financiamento para a transação junto a 21 bancos, em valor que pode atingir os US$ 70 bilhões.

BRIGA PELO COMÉRCIO - AB Inbev fez proposta de compra da Miller

As ações da Molson Coors subiram em 28% desde que a AB InBev fez sua primeira abordagem pública à SAB, o que deixa claro que os investidores esperam que a SAB tenha de abrir mão de sua participação na MillerCoors.

Analistas afirmam que controlar a MillerCoors integralmente permitiria que a Molson economize entre US$ 300 milhões e US$ 500 milhões em custos por ano, já que a sobreposição em áreas administrativas seria reduzida e ela poderia explorar suas vantagens de escala para a compra de insumos e na distribuição.

A despeito de seu domínio do mercado dos Estados Unidos, tanto a MillerCoors quanto a AB InBev enfrentam ameaça crescente das cervejas artesanais, que vêm avançando muito em termos combinados e elevaram sua fatia de mercado a 11%.

Não foram localizados representantes da AB InBev e SAB para comentar, e a Molson Coors não quis comentar.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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