Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Como obter renda maior com a rescisão do emprego?

RESPOSTA DE MICHAEL VIRIATO, PROFESSOR DO INSPER E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER -

Os recursos provenientes da rescisão do emprego -multa por demissão, FGTS e eventuais gratificações- devem ser cuidadosamente investidos, pois podem substituir sua renda até achar um novo trabalho.

Apesar de parecer a escolha mais conservadora, a poupança não é interessante no atual cenário de inflação e juros elevados. Investindo na caderneta, obtém-se rentabilidade que neste momento não é capaz de recuperar a inflação. Além disso, se o investidor resgatar o dinheiro fora do aniversário, perde esse ganho.

Para aproveitar o cenário de juros altos e manter o conservadorismo, as opções mais adequadas são atreladas ao CDI ou à taxa básica Selic. Com investimento de R$ 80 mil da rescisão, a alternativa mais segura, rentável e acessível para servir de renda nos próximos meses é o título Tesouro Selic, vendido no Tesouro Direto.

A aplicação terá rendimento líquido de taxas de 96% do CDI (ou 13,5% ao ano) e com liquidez diária. O rendimento líquido de IR para esse título é cerca de 35% maior que a rentabilidade da poupança e, por ser um título público, é mais seguro que a caderneta.

A aplicação no Tesouro Selic poderá proporcionar renda de R$ 4.500 por 20 meses. Tempo suficiente para que encontre uma nova fonte de renda.


Endereço da página: