Folha de S. Paulo


Amarok vendida no Brasil tem software que frauda testes de emissões

A Volkswagen confirmou nesta quarta-feira (21) que unidades da Amarok vendidas no Brasil estão equipadas com o software que frauda testes de emissão de gases poluentes em veículos movidos a diesel.

Mais de 17 mil unidades, produzidas entre 2011 e 2012, possuem o dispositivo que otimiza artificialmente os números medidos em laboratórios, segundo a empresa.

A picape deve ser a única chamada para recall no Brasil pelos mesmos problemas descobertos no exterior. No país, o único modelo com motorização semelhante à envolvida na fraude global é a Amarok, que é produzida na Argentina e tem motor 2.0 turbodiesel.

A companhia afirma que uma atualização do programa para corrigir o distúrbio está em desenvolvimento na Alemanha e que a partir do primeiro trimestre de 2016 convocará os proprietários para solucionar o problema.

A DESCOBERTA

Os primeiros casos de fraude foram revelados nos EUA, no mês passado, e podem atingir até 11 milhões de veículos no mundo todo, em um escândalo que derrubou o presidente-executivo da montadora alemã.

No fim do mês passado, o Ibama informou que abriu uma investigação para saber se a fraude também ocorreu no mercado brasileiro.
entenda o caso

Segundo investigação do governo dos Estados Unidos, a empresa instalou um software programado para detectar quando o veículo está passando por um teste oficial de emissões e para ativar o sistema pleno de controle de emissões somente durante a análise.

Os controles são desativados em situações de uso normal dos veículos, nas quais eles poluem muito mais do que o fabricante reporta.

Depois da revelação, a companhia alemã reconheceu que a fraude não ficou restrita ao mercado norte-americano. Países como Reino Unido, França e Coreia do Sul também abriram investigações sobre o caso.

Com a descoberta do esquema fraudulento, Martin Winterkorn renunciou à presidência-executiva da montadora. Ele foi substituído no fim de setembro por Matthias Müller, 62, que estava no comando da Porsche, que também pertence ao grupo Volkswagen.

UNIDADES ENVOLVIDAS (nº de chassis)

Fabricadas em 2011
de BA000257 até BA000338
de B8000200 até B8082605

Fabricadas em 2012
de CA001950 até CA026145

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.vw.com.br ou pelo telefone 0800 019 5775.


Endereço da página:

Links no texto: