Folha de S. Paulo


Distribuição e taxas prejudicam, dizem empresários de microcervejarias

Alexandre Bazzo, dono da microcervejaria Bamberg, de Votorantim (SP), diz que chegar às prateleiras dos mercados ficou mais difícil com a entrada das grandes cervejarias no mercado de artesanais.

"Elas são predatórias, dominam os pontos de venda e não nos deixam crescer", afirma Bazzo.

Jefferson Basílio, 31, comprador da categoria de bebidas dos supermercados Pão de Açúcar, nega domínio das grandes marcas de cerveja na rede.

"Quem dita o ritmo é o consumidor. Oferecemos o produto que ele procura", diz Basílio.

"Muitas vezes, é o pequeno produtor que não acompanha o nosso ritmo de demanda", afirma.

Outro problema apontado pelos pequenos produtores é a carga tributária de 60% sobre a bebida.

Com a produção em menor escala, os pequenos cervejeiros sentem mais o peso da taxa.

Segundo Jorge Gitzler, presidente da Abracerva (Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais), a categoria pleiteia diminuir esse valor pela metade.

O Senado deve votar o assunto em audiência pública prevista para o próximo dia 27.


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