A Caixa Econômica Federal liderou em setembro, pelo terceiro mês seguido, o ranking de reclamações de clientes de grandes instituições financeiras do país, informou o Banco Central nesta quinta-feira (15).
O banco estatal teve índice de 10,88. O indicador leva em conta queixas consideradas procedentes em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão. No mês anterior, o índice da Caixa tinha sido de 10,94.
do Brasil e Caixa podem voltar a comprar bancos]":http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/10/1690547-banco-do-brasil-e-caixa-podem-voltar-a-comprar-bancos.shtml
Banco do Brasil e Caixa podem voltar a comprar bancos
Varejo quer deixar fama de 'Black Fraude' para trás
Inadimplência atinge mais da metade das empresas no Brasil
Os assunto mais recorrentes entre as 842 queixas de clientes consideradas válidas pelo BC contra a Caixa foram por irregularidades relativas a cartões de crédito (232), serviços (132) e débitos em conta não autorizados (106).
O Itaú Unibanco subiu da terceira para a segunda posição entre os bancos mais citados nas reclamações dos clientes, com índice de 7,69 e 458 reclamações, seguido pelo Santander Brasil, com 7,29.
O HSBC, comprado recentemente pelo Bradesco, ficou em quarto, com índice de 6,08, seguido pelo Banco do Brasil, com 4,7. O Bradesco, vice líder em reclamações no mês passado, não apareceu na lista do BC desta vez.
O ranking considera apenas bancos com mais de 2 milhões de clientes.
Em nota, o Itaú Unibanco afirmou que tem trabalhado para simplificar processos e reduzir a quantidade de reclamações.
A Caixa não respondeu de imediato a pedidos de comentários.