Folha de S. Paulo


Vendas a prazo caem 8,95% no Dia da Criança, mostra pesquisa do SPC

João Lacerda/Divulgação
João Lacerda/DivulgaçãoFeira de trocas de brinquedo do Instituto Alana
Criança brinca com carrinho em feira de trocas de brinquedo

O comércio varejista registrou queda de 8,95% nas vendas a prazo durante a semana do Dia da Criança. Essa é a pior variação anual do últimos seis anos, informa o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), que levantou o número de vendas parceladas entre os dias 5 e 11 de outubro.

É o segundo ano de queda. Em 2014, o volume de vendas parceladas tinha caído 1,50% em relação a 2013. Com isso, o recuo acumulado nos últimos dois anos já chega a 10,32%.

O resultado do Dia da Criança é considerado uma tendência para as vendas do final de ano por ser a última data comemorativa antes do Natal.

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro, diz que o resultado é consequência da redução do poder de compra devido à dificuldade de acesso ao crédito, ao juro mais elevado e à inflação alta. "Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e pelo pagamento à vista", diz Pinheiro.

Segundo a pesquisa, o resultado para o Dia da Criança acompanha o comportamento de baixa das demais datas comemorativas neste ano. As vendas parceladas caíram 7,82% no Dia dos Namorados, 4,93% na Páscoa, 0,59% no Dia das Mães e 11,2% no Dia dos Pais.

Os presentes preferidos para presentear as crianças em 2015 foram bonecas, roupas, aviões, carrinhos de brinquedo e jogos educativos, de acordo com o levantamento.

O cálculo de vendas a prazo é baseado no volume de consultas realizadas por comerciantes junto ao banco de dados do SPC para conceder crédito ao consumidor. A pesquisa tem abrangência nacional.

OUTRO LEVANTAMENTO

No mesmo período pesquisado, o volume de vendas a prazo mais vendas à vista pagas em cheque caiu 4,7% em relação à semana de 6 a 12 de outubro de 2014, segundo levantamento da Serasa Experian. Nos cálculos da instituição, essa foi a pior variação anual desde 2006, quando o indicador foi criado.

No final de semana de 09 a 11 de outubro, a queda foi de 3,3% na comparação com o final de semana de 10 a 12 de outubro de 2014.

O indicador tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian e também tem abrangência nacional.


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