Folha de S. Paulo


Brasil lidera fuga de capital entre os países emergentes

Entre julho e setembro, o Brasil amargou proporcionalmente entre os emergentes a maior redução no estoque de investimentos estrangeiros desde a crise global de 2008. A perda atingiu cerca de 30% do total.

Desta vez, a saída de capitais ficou mais concentrada nas aplicações de grandes fundos de pensão e de investidores institucionais. Eles representaram aproximadamente 75% de um total de U$ 40 bilhões em perdas entre os emergentes no terceiro trimestre.

Segundo relatório do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), que reúne os maiores bancos do mundo, as perdas do Brasil foram proporcionalmente maiores em um ranking de 31 países. As da China, por exemplo, ficaram em torno de 25% (ver quadro).

Com base nos valores altos das retiradas, os números do IIF sugerem a predominância da saída de fundos institucionais e de investidores de longo prazo de EUA, Europa e Japão.

O economista do IIF Emre Tiftik disse à Folha que o Brasil foi mais afetado por um conjunto de fatores. Ele afirma que "os preços dos ativos no país podem até ter ficado baratos agora", mas que "os investidores podem não voltar tão cedo".

Os fundos institucionais são normalmente os últimos a sair (e a voltar) em tempos de turbulência. A atuação deles no longo prazo geralmente busca mais segurança em aplicações para lastrear pensões de aposentados ou fundos de trabalhadores de grandes corporações.

Brasil e Emergentes

Pelas regras de vários fundos, seu capital só pode permanecer em países que detenham o selo de bom pagador (grau de investimento) de ao menos duas agências de classificação de risco.

Esse é o caso do Brasil, por enquanto. Mas depois de perder essa classificação da Standard & Poor´s, no início de setembro, o mercado já dá como certo que a Moody´s ou a Fitch (ou ambas) devem ir pelo mesmo caminho.

"Caso o Brasil venha a perder mais um selo de bom pagador, esses grandes fundos não têm como voltar", diz Tiftik.

O IIF também aponta o rápido crescimento do endividamento das empresas brasileiras e a valorização do dólar como motivos para a redução dos investimentos.

Entre 2010 e 2015, as dívidas de empresas não-financeiras no país subiram do equivalente a 38% do PIB para 51%, segundo o IIF. O ritmo de crescimento só é menor que o da China e da Turquia.

Apenas a variação do dólar do final de 2014 para cá representou um aumento de mais de sete pontos percentuais no endividamento das companhias brasileiras. Nos últimos cinco anos, as dívidas em dólar dobraram, de 7% do PIB para 15%.

"A combinação de recessão, inflação e deficit fiscal torna muito pouco atrativos os investimentos no país. As empresas aumentaram muito suas dívidas e agora estão perdendo receita", afirma Tiftik.

O IIF diz em seu relatório que os investidores institucionais passaram a "diferenciar claramente" os países que apresentam maiores riscos.

"Fundamentos econômicos frágeis, preços de commodities em baixa, dívidas corporativas elevadas e tensões políticas reduziram muito o apetite de investidores por esses mercados", diz o instituto.

O IIF também destaca que 2015 marcou uma inversão do comportamento dos investidores internacionais. A busca por segurança nos mercados avançados, em detrimento dos emergentes, se assemelha à tendência observada no ápice da crise global em 2008-2010 (ver quadro).

Nesse cenário, as dívidas corporativas dos emergentes ganham destaque entre os motivos da saída dos investidores. Na média, o endividamento privado desses países equivale hoje a quase 90% do PIB, ante 70% há quatro anos.

A China é o país em que as empresas não-financeiras estão mais endividadas atualmente, com débitos totais equivalentes a 161% do PIB.

Mas o Brasil preocupa também por conta da rápida valorização do dólar, de cerca de 70% nos últimos 12 meses, e por seu impacto sobre o endividamento empresarial.

Na média dos emergentes, a alta da moeda norte-americana não passou de 30% nos últimos três anos, segundo o IIF.


Endereço da página:

Links no texto: