Folha de S. Paulo


Volks planeja recall de 11 mi de carros com sistema que esconde poluição

A Volkswagen afirmou nesta terça-feira (29) que planeja fazer um recall de até 11 milhões de veículos em uma tentativa de responder ao escândalo sobre sua confissão de que fraudou testes de emissão de poluentes por motores a diesel nos Estados Unidos.

O novo presidente-executivo, Matthias Mueller, disse que a montadora alemã desenhou um "amplo" plano a ser submetido a reguladores com a meta de garantir que seus modelos a diesel se adequem aos padrões de emissões de poluentes.

A montadora pedirá a clientes "nos próximos dias" que levem seus veículos a diesel equipados com software manipulado para reparo e informará autoridades sobre mudanças técnicas em outubro, disse Matthias Mueller em uma reunião a portas fechadas de cerca de mil gestores seniores na sede da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha, no fim da segunda-feira.

A companhia está sob enorme pressão para enfrentar sua maior crise corporativa em 78 anos de história. O regulador alemão KBA estabeleceu como prazo a data de 7 de outubro para que a montadora apresente um plano para alinhar as emissões de poluentes de motores a diesel com a legislação.

A Volkswagen disse anteriormente que cerca de 11 milhões de veículos estão equipados com software capaz de fraudar testes de emissões, incluindo 5 milhões com a marca Volkswagen, 2,1 milhões da marca de luxo Audi, 1,2 milhão na divisão tcheca Skoda e 1,8 milhão veículos comerciais leves.


Endereço da página:

Links no texto: