Folha de S. Paulo


Para autor, gestão de pessoas é tão importante quanto a estratégia

Para uma empresa alcançar o sucesso, é essencial que os indivíduos sejam vistos como elementos centrais, tão importantes quanto a estratégia do negócio.

Essa é a opinião de João de Lima, 67, consultor empresarial que foi vice-presidente de Recursos Humanos da siderúrgica Gerdau.

Lima acaba de lançar o livro "Gestão e Cultura de Resultados - O modelo para gerir e liderar pessoas realizadas e empresas vencedoras" (Gente, 286 págs., R$ 39,90).

Divulgação
João de Lima, 67, no escritório de sua consultoria, em Porto Alegre (RS)
João de Lima, 67, no escritório de sua consultoria, em Porto Alegre (RS)

Leia abaixo trechos de sua entrevista à Folha.

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Folha - Em seu livro, o sr. defende uma nova visão sobre a cultura de resultados. Como ela funciona?

João de Lima - Em algumas empresas, há a visão de que a função da cultura empresarial é conservar os valores do passado, mas hoje os negócios devem ser orientados para o futuro. A cultura de resultados é um conjunto de elementos através dos quais se define os comportamentos necessários para se obter os resultados desejados.

O objetivo é mostrar o ser humano como protagonista dos resultados. O colaborador deve tomar as atitudes necessárias para que as metas da organização sejam alcançadas. Para isso, é preciso que os funcionários tenham comprometimento.

Como funciona o modelo de gestão que o sr. propõe?

O conceito do livro está no modelo fractal, em que o todo está na parte e a parte está no todo. A proposta é atingir resultados integrando estratégia, sistema de gestão do negócio, gerenciamento das pessoas e liderança.
O grande erro que organizações cometem é que, quando querem fazer transformações, tendem a mudar apenas um desses elementos. Por exemplo, querem transformar a empresa revisando sua estratégia de negócios. Isso não funciona se você não pensar nos outros aspectos.

A função de um modelo integrado como esse é mostrar que essas partes são interdependentes, são vetores que se influenciam mutuamente.

Como ter ao mesmo tempo bons resultados financeiros e funcionários motivados?

O que faz uma empresa realizada é cumprir os objetivos que estabeleceu. A única maneira de fazer isso é através das pessoas. Não existe empresa vencedora se não houver pessoas realizadas, porque as pessoas são as protagonistas do resultado.

Além disso, as pessoas realizadas sempre entregam resultados superiores.

Qual a importância da meritocracia?

A meritocracia é um modelo de resultados, mas sozinha não é suficiente. É preciso também pensar nas aspirações das pessoas em um sentido mais amplo do que simplesmente a boa remuneração. É importante oferecer um ambiente em possam se sentir realizadas.

A meritocracia traz um bom desempenho e a gestão de pessoas traz o comprometimento com a empresa.

Qual a função das lideranças nesse processo?

O líder deve alinhar as aspirações do indivíduos e a estratégia de negócios para lidar com todos os desafios da empresa.

Hoje a liderança deve ouvir mais, procurar entender, respeitar a diversidade, mas também desafiar sua equipe de olho nas metas.

Ele deve buscar o equilíbrio e alinhar os interesses de todos com quem trabalha.


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