Para uma empresa alcançar o sucesso, é essencial que os indivíduos sejam vistos como elementos centrais, tão importantes quanto a estratégia do negócio.
Essa é a opinião de João de Lima, 67, consultor empresarial que foi vice-presidente de Recursos Humanos da siderúrgica Gerdau.
Lima acaba de lançar o livro "Gestão e Cultura de Resultados - O modelo para gerir e liderar pessoas realizadas e empresas vencedoras" (Gente, 286 págs., R$ 39,90).
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João de Lima, 67, no escritório de sua consultoria, em Porto Alegre (RS) |
Leia abaixo trechos de sua entrevista à Folha.
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Folha - Em seu livro, o sr. defende uma nova visão sobre a cultura de resultados. Como ela funciona?
João de Lima - Em algumas empresas, há a visão de que a função da cultura empresarial é conservar os valores do passado, mas hoje os negócios devem ser orientados para o futuro. A cultura de resultados é um conjunto de elementos através dos quais se define os comportamentos necessários para se obter os resultados desejados.
O objetivo é mostrar o ser humano como protagonista dos resultados. O colaborador deve tomar as atitudes necessárias para que as metas da organização sejam alcançadas. Para isso, é preciso que os funcionários tenham comprometimento.
Como funciona o modelo de gestão que o sr. propõe?
O conceito do livro está no modelo fractal, em que o todo está na parte e a parte está no todo. A proposta é atingir resultados integrando estratégia, sistema de gestão do negócio, gerenciamento das pessoas e liderança.
O grande erro que organizações cometem é que, quando querem fazer transformações, tendem a mudar apenas um desses elementos. Por exemplo, querem transformar a empresa revisando sua estratégia de negócios. Isso não funciona se você não pensar nos outros aspectos.
A função de um modelo integrado como esse é mostrar que essas partes são interdependentes, são vetores que se influenciam mutuamente.
Como ter ao mesmo tempo bons resultados financeiros e funcionários motivados?
O que faz uma empresa realizada é cumprir os objetivos que estabeleceu. A única maneira de fazer isso é através das pessoas. Não existe empresa vencedora se não houver pessoas realizadas, porque as pessoas são as protagonistas do resultado.
Além disso, as pessoas realizadas sempre entregam resultados superiores.
Qual a importância da meritocracia?
A meritocracia é um modelo de resultados, mas sozinha não é suficiente. É preciso também pensar nas aspirações das pessoas em um sentido mais amplo do que simplesmente a boa remuneração. É importante oferecer um ambiente em possam se sentir realizadas.
A meritocracia traz um bom desempenho e a gestão de pessoas traz o comprometimento com a empresa.
Qual a função das lideranças nesse processo?
O líder deve alinhar as aspirações do indivíduos e a estratégia de negócios para lidar com todos os desafios da empresa.
Hoje a liderança deve ouvir mais, procurar entender, respeitar a diversidade, mas também desafiar sua equipe de olho nas metas.
Ele deve buscar o equilíbrio e alinhar os interesses de todos com quem trabalha.