Folha de S. Paulo


'Financial Times' cita senador e compara Brasil com 'doente terminal'

Emmanuel Dunand - 18.set.2012/AFP
S&P corta grau de investimento do Brasil e coloca a nota do país em perspectiva negativa
S&P corta grau de investimento do Brasil e coloca a nota do país em perspectiva negativa

"Se o Brasil fosse um paciente internado, os médicos da UTI já o teriam diagnosticado como doente terminal", afirma editorial do jornal britânico "Financial Times", especializado na cobertura de temas econômicos, usando a descrição de um senador petista sobre o país.

O jornal não diz quem é o senador, mas complementa sua avaliação com observações igualmente duras.

"A economia está uma bagunça"; "as contas públicas estão uma confusão", segue o texto da publicação, afirmando que, no entanto, foi a crise política e não a econômica que levou a agência de classificação de risco Standard & Poor's a rebaixar a nota de investimento do país, na última semana.

Com o rebaixamento, a nota do país caiu de BBB- para BB+ e o Brasil perdeu o selo de "bom pagador". Esse selo, que é um reconhecimento de que o país é um lugar seguro para os investidores, costuma ser exigido por fundos de investimento e de pensão bilionários para aplicar em títulos de dívida.

Ainda segundo o "Financial Times", dado o ambiente externo desfavorável, com a economia da China desacelerando, o colapso nos preços das commodities e altas taxas de juros nos Estados Unidos, o "sofrimento" do Brasil está apenas no começo.

Classificação de risco


Endereço da página:

Links no texto: