Folha de S. Paulo


YouTube terá estúdios no Rio para ampliar canais no país

Ricardo Borges/Folhapress
Rio de Janeiro, RJ,BRASIL, 09/09/2015; Retrato lance podell, diretor global dos youtube spaces (Foto: RIcardo Borges/Folhapress. ) *** EXCLUSIVO FOLHA***
Lance Podell, diretor global dos YouTube Spaces

O diretor global dos YouTube Spaces, o norte-americano Lance Podell, disse que todas as empresas de mídia podem ser consideradas concorrentes. Na opinião de Podell, o sucesso dos programas online está obrigando as empresas de mídia tradicional a mudarem sua linguagem.

Podell conversou com a Folha nesta quarta (9) durante lançamento do YouTube Space Rio, estúdios e produção de conteúdo audiovisual para a internet, que será inaugurado até dezembro de 2016.

O espaço carioca terá cerca de 2 mil metros quadrados e será erguido na região portuária. Contará com pelo menos quatro estúdios e equipamento de ponta para aqueles que quiserem profissionalizar sua produção de vídeo.

É o segundo do Brasil —há um projeto-piloto em São Paulo que funciona nas dependências do Instituto Criar, fundado em 2003 pelo apresentador da Globo Luciano Huck.

Com isso, o país é o segundo a ter dois estúdios Space. O primeiro é o EUA. Isso porque o Brasil é o segundo mercado mundial em tempo de exibição (70 milhões de espectadores), mas carece de produção autoral. A empresa não divulga o número de canais no país.

A ideia é fazer crescer a audiência de canais brasileiros e aumentar o lucro com publicidade.

Veja os principais trechos da entrevista:

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Folha - Quais empresas o YouTube vê como concorrentes hoje?

Lance Podell - Qualquer um que compete pela sua atenção na mídia. Desde TV a TV online, mídia social: Facebook, Netflix, canais de televisão, Vine.

Veículos de mídia tradicional tem perdido anunciantes para empresas como o Google. Como essas empresas estão se adaptando ao digital, na sua opinião?

Tenho muito respeito por essas empresas, elas têm muita história, mas é difícil fazer um transatlântico mudar de direção.

Acha que os canais de YouTube influenciam a linguagem das mídias tradicionais?

Sim, com certeza. O programa do Jimmy Fallon [programa de entrevistas do canal NBC], por exemplo, é feito para ser divulgado online.

Uma das áreas em que se vê mais mudanças é a de programas de entrevista. Está acontecendo uma coisa interessante com os programas de fãs, por exemplo. Os fãs de "Game of Thrones" [série de TV] não querem apenas ver a série, querem discutir sobre as famílias e tudo que acontece que a série não mostra. Programas de discussão estão se tornando cada vez mais populares no YouTube. Quem pensar em incluir esse fenômeno na sua programação se dará bem.

O YouTube tem parcerias com essas outras mídias?

Sim. Por exemplo, a Fox queria criar o primeiro programa de esportes online. Eles procuraram o Space Los Angeles. Criamos uma competição onde usuários sugeriram ideias de programas de entrevista. O vencedor, "The Buzer" ganhou um programa no canal de YouTube da Fox.

Algum vídeo produzido num Space se tornou viral?

Não usamos essa palavra. Viral pode ser só uma sensação pontual. Um vídeo que se relacionou com seu tempo de alguma forma. Isso não quer dizer que seu criador será um fenômeno, que virará um programa incrível. Viral pode ser mal feito, mas o timing estava certo.

Queremos crescimento constante, queremos que o canal construa um público.

Qual é a importância estratégica do Brasil para o YouTube Brasil?

O Brasil é uma comunidade incrivelmente criativa. Há muita experimentação aqui. [O canal] "Porta dos Fundos", por exemplo, é um exemplo global de um criador que, na minha opinião, transcendeu o mercado brasileiro.

O segundo aspecto é que os usuários estão aqui, apesar das dificuldades. A conexão de internet muitas vezes é ruim, ainda assim os brasileiros ficam muito tempo online. Em terceiro lugar, o Brasil tem um mercado de anunciantes forte, que está se tornando mais importante para o YouTube e o Google. Além disso, é um mercado de mídia grande.

O YouTube pretende produzir conteúdo original?

Somos essencialmente uma plataforma, e não uma geradora de conteúdo. Estamos lançando nos EUA o YouTube originals, que ajuda produtores de conteúdo a realizarem seus programas, mas nossa vocação é ser uma plataforma. Não sei quando o Originals chegará ao Brasil.

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OS 10 MAIORES CANAIS EM NÚMERO DE INSCRITOS NO PAÍS

  • Porta dos Fundos (10.510.831)
  • Parafernalha (7.130.895)
  • Galo Frito (7.003.142)
  • 5incominutos (5.708.896)
  • VenomExtreme (4.392.040)
  • Felipe Neto (4.391.261)
  • Canal Nostalgia (4.276.593)
  • Manual do Mundo (3.952.807)
  • Cauê Moura (3.788.113)
  • whinderssonnunes (3.701.827)

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