Folha de S. Paulo


Produção de veículos cai 17% no ano no Brasil

Pedro Danthas/Divulgação
Fábrica Anchieta da Volkswagen, onde é produzido o Gol ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Fábrica de automóveis

No acumulado de janeiro a agosto de 2015, o Brasil produziu 1,73 milhão de veículos, uma diminuição de 16,9% em relação a igual período de 2014.

Os dados foram divulgados pela Anfavea (associação nacional dos fabricantes) nesta sexta-feira (4).

Quando considerado apenas o mês de agosto, o país registrou 216,5 mil unidades. Trata-se de uma queda de 18,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com julho deste ano, a queda foi de 3,5%.

No lado das vendas, o total de licenciamentos ficou em 207,3 mil no mês, também em queda de 23,9% na comparação com agosto de 2014.

Também houve queda de 8,9% na comparação com o mês anterior.

Luiz Moan, o presidente da Anfavea, ressalvou que o mês de agosto teve dois dias úteis de vendas a menos.

"Não significa que estejamos satisfeitos. Continuamos em um momento de mercado difícil, especialmente na área de caminhões", disse Moan.

O licenciamento de caminhões, em geral, teve uma queda de 43,5% no acumulado do ano até agosto, em relação ao mesmo período de 2014.

Moan também ressaltou a queda no segmento de ônibus, de aproximadamente 30% na mesma base de comparação. No grupo dos veículos leves, a queda ficou em torno de 20%.

A participação dos veículos importados no licenciamento geral foi de 16,1% em agosto, o que representa uma ligeira queda em relação aos 16,6% do mês anterior.

Indústria de autoveículos - Produção e licenciamento de veículos leves, caminhões e ônibus


Endereço da página:

Links no texto: