Folha de S. Paulo


Obama diz que crescimento faz dos EUA 'âncora' da economia mundial

Alex Wong/AFP
WASHINGTON, DC - AUGUST 05: U.S. President Barack Obama delivers a speech August 5, 2015 at American University in Washington, DC. President Obama spoke about the nuclear deal reached with Iran. Alex Wong/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
O presidente Barack Obama durante discurso

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, nesta quinta-feira (27), que a revisão para cima do crescimento do PIB americano reforça a importância do país diante da instabilidade econômica mundial.

"O país continua uma âncora do crescimento sustentável no mundo", afirmou.

Em Nova Orleans, em cerimônia para lembrar os dez anos desde a passagem do furacão Katrina, Obama aproveitou para pedir ao Congresso que aprove, "sem drama", o Orçamento de 2016.

Segundo o presidente, isso será fundamental para manter a mensagem de confiança que os Estados Unidos passam ao mercado.

O Departamento de Comércio informou, nesta quinta, que o PIB (Produto Interno Bruto) do país cresceu a uma taxa anualizada de 3,7% no segundo trimestre do ano. A estimativa anterior apontava 2,3%.

"É importante lembrarmos a nossa força. Tem havido muita turbulência e preocupação com a China e a Europa, mas os EUA, com todos os desafios, continua a ter as melhores cartas. É preciso jogá-las certo", comentou Obama.

"A economia continua a crescer, o desemprego continua a diminuir. O trabalho não está finalizado, mas precisamos manter o norte para atingir a todos e não só a alguns."


Endereço da página:

Links no texto: