Folha de S. Paulo


Lemann e Abilio compram rede famosa de padarias em SP

Fabio Braga/Folhapress
Sao Paulo,SP,Brasil 26.08.2015 Fundos de investimento da Peninsula Participacoes, do empresario Abilio Diniz, e os fundos Ocean e Innova Capital, que têm entre seus sócios Jorge Paulo Lemann, fecharam acordo para compra do controle acionário na rede de padarias Benjamin Abrahão, de São Paulo. A empresa possui oito pontos de venda na capital paulista, em bairros como Higienopolis Foto: Fabio Braga/Folhapress cod 3517
Unidade da rede de padarias Benjamin Abrahão na rua José Maria Lisboa, nos Jardins (SP)

Os fundos de investimento Península, do empresário Abilio Diniz, além do Ocean e do Innova Capital, que têm participações de Jorge Paulo Lemann, compraram uma participação na Benjamin Abrahão, tradicional rede de padarias da capital paulista.

Sem confirmar o tamanho da aquisição, o fundo Península, por meio de nota, informou apenas que se trata de uma "participação societária relevante" e que o objetivo do investimento é expandir as operações da padaria.

Procurada, a assessoria de imprensa da Benjamin Abrahão não quis comentar os valores envolvidos no acordo. Analistas de varejo estimam que o faturamento da rede gire em torno de R$ 50 milhões ao ano e que a aquisição tenha abrangido quase 80% da empresa.

A rede de padarias possui atualmente oito pontos de vendas nos bairros de Higienópolis e dos Jardins, além de unidades em universidades como Mackenzie, PUC, Uninove e FMU, todas em São Paulo.

A empresa foi fundada por Benjamin Abrahão, que morreu em 2001, deixando o negócio para a família.

Após vender seus doces e salgados em barracas de feira na Barra Funda, Abrahão e sua mulher abriram sua primeira padaria, chamada La Espanhola, um estabelecimento que não pertence mais à família.

Em seguida, em 1976, o casal inaugurou, na praça Vilaboim, a Padaria Barcelona, precursora da rede Benjamin Abrahão, que teria início na década seguinte, no mesmo bairro.

A aquisição pelos fundos com participação de Abilio remete aos primórdios dos negócios do pai da família Diniz no Brasil, o português Valentim dos Santos Diniz, que, logo após desembarcar no país, no início do século passado, ingressou no ramo de doçarias e padarias.


Endereço da página:

Links no texto: