Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: posso sacar VGBL e aplicar no Tesouro sem pagar IR?

Pergunta enviada pelo leitor D.A.J., de São Paulo (SP)

RESPOSTA DE MAURO CALIL, CONSULTOR FINANCEIRO DO BANCO OURINVEST

Caro leitor, por sorte você caiu na alíquota de 10% do Imposto de Renda no VGBL -de acordo com a tabela regressiva. É a menor para esse tipo de produto e recai somente sobre os rendimentos. Se fosse um PGBL, pagaria o IR sobre tudo o que foi aplicado também.

Infelizmente, não é possível migrar de aplicação sem pagar o IR. Como foi convencido por seu gerente a aplicar nesse produto, aconselho você a entrar em contato com a ouvidoria do banco. O telefone você encontra no site. Registre uma queixa sobre a orientação recebida. Em seguida, peça o resgate, que será feito recolhendo o IR de 10%. Fique com o lucro e mude de aplicação financeira.

Busque algo mais rentável, com ou sem IR. No momento, para ganhar da inflação e ter lucro, procure, na ordem: fundos de renda fixa, Tesouro Direto (Selic), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), CDB e Letras de Câmbio.

Um exemplo: para R$ 10 mil e prazos de aplicação superiores a 361 dias, você pode conseguir facilmente a rentabilidade de 1,10% ao mês, o que supera a inflação. Última recomendação: mude de banco. Assim você não correrá o risco de ter outra orientação com o mesmo gerente. A escolha e decisão final sempre são uma prerrogativa do cliente.


Endereço da página: