Folha de S. Paulo


Folhainvest responde: Mantenho R$ 35 mil que estão na poupança antiga?

A pergunta foi enviada pelo leitor S.M., de Porto Alegre (RS).

RESPOSTA DE WILLIAM EID JUNIOR, PROFESSOR DA FGV-SP

A caderneta de poupança antiga rende, quando a taxa básica Selic está igual ou abaixo de 8,5% ao ano, juros de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial). Isso dá algo pouco acima de 7% ao ano.

Já a poupança nova rende 70% do valor da Selic mais a variação da TR se a Selic for igual ou estiver abaixo de 8,5%. Acima desse patamar, o rendimento se iguala ao da poupança antiga, como ocorre hoje.

Mas, mais do que isso, existem fundos de renda fixa e CDBs (Certificados de Depósito Bancário), entre outros produtos, que estão rendendo mais do que 7% ao ano, mesmo com pagamento de custos e Imposto de Renda. E essa situação deve se manter nos próximos anos.

Você pode procurar um CDB ou LCI (Letras de Crédito Imobiliário) ou LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) ou ainda Letras de Câmbio (CDB de financeira), mesmo que de banco menor, para aplicar seu dinheiro e obter rendimentos muito melhores. Alguns bancos menores chegam a oferecer taxas acima de 15% ao ano.

A aplicação é garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) até R$ 250 mil. Antes de investir, pesquise. A internet é uma boa fonte de informações, inclusive para você que quer entender mais de investimentos. Você precisa conhecer produtos básicos. Com esse conhecimento, poderá fazer bons investimentos!


Endereço da página: