Folha de S. Paulo


Aposentados prejudicados pela greve do INSS têm direito ao valor atrasado

Gisele Pimenta/Frame/Folhapress
Movimentação na sede do INSS em Curitiba
Movimentação na sede do INSS em Curitiba

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garantiu o pagamento dos valores atrasados desde a data do primeiro agendamento, pelo telefone 135 da central de atendimento da instituição, para os segurados que não conseguiram atendimento no posto devido à greve dos servidores do instituto.

O segurado receberá os atrasados corrigidos pela inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Segundo cálculos do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), quem tinha direito a uma aposentadoria de R$ 4.500 e fez o pedido
no 135 no início de junho, um mês antes do início da greve, poderá, por exemplo, receber uma bolada de R$ 27 mil se o dinheiro for liberado somente em dezembro.

A correção considera a previsão do Banco Central para o INPC. Como a inflação continua subindo e o tempo de espera poderá ser ainda maior, o valor recebido ainda poderá aumentar.

Para garantir os atrasados maiores, o segurado não pode deixar de remarcar o atendimento, diz o advogado previdenciário Roberto de Carvalho Santos, do site www.rcsprev.com.br.

"Se o interessado não conseguiu atendimento no posto do INSS porque o local estava fechado no dia em que o atendimento foi marcado,
será necessário telefonar no mesmo dia para o 135 para remarcar o atendimento", explica o advogado.

AGENDAMENTO

O segurado não deve deixar de comparecer ao posto. Ele também não pode remarcar o atendimento antes da data prevista, senão impedirá a contagem dos atrasados desde a ligação original à Central 135.

Por precaução, o segurado pode verificar, pelo telefone, se a agência onde ele será atendido está paralisada, diz Santos. "Só nesse caso ele poderá tentar antecipar o novo agendamento", orienta.

Em nota, o INSS afirmou que não haverá prejuízo aos segurados devido à greve.


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