O Bradesco finalmente anunciou a compra do HSBC por US$ 5,2 bilhões (R$ 17,6 bilhões), acirrando a disputa pela liderança entre os bancos e fortalecendo o sistema bancário brasileiro.
Na aquisição foram incluídos, além do negócio de varejo, os segmentos de alta renda, com 1 milhão de clientes, e de atacado, grande atrativo do HSBC. O Bradesco ambém ficou com a operação da financeira Losango, que tem mais de 6.000 pontos de atendimento no país e aproximadamente 4 milhões de clientes, e as áreas de previdência, seguros e capitalização do HSBC.
Com os R$ 170 bilhões em ativos do HSBC, o Bradesco totaliza R$ 1,202 trilhão e encosta no Itaú, maior banco privado do país com R$ 1,294 trilhão em ativos, fazendo cair essa diferença para 7,1%. Antes da fusão do Itaú com o Unibanco, o Bradesco liderava em ativos totais com uma margem de 5,9% e, após a fusão, ficou 18,2% abaixo.
O valor pago de R$ 17,6 bilhões representa um múltiplo de 1,6 em relação ao patrimônio líquido de R$ 11,2 bilhões do HSBC, o que fica em linha com as últimas aquisições ocorridas, como pode ser visto na tabela.
Últimas aquisições no sistema bancário brasileiro |
---|
Ano | Empresa | Comprador | Em R$ bilhões | Preço x Patrimônio líquido (múltiplo) |
---|---|---|---|---|
2000 | Banespa | Santander | 7,05 | 1,47 |
2000 | Banestado | Itaú | 1,63 | 3,43 |
2001 | BEG | Itaú | 0,67 | 3,33 |
2002 | BBA | Itaú | 3,3 | 2,09 |
2002 | FINASA | Bradesco | 1,37 | 1,49 |
2003 | BBVA | Bradesco | 2,63 | 1,04 |
2006 | BankBoston | Itaú | 4,5 | 2,26 |
2006 | BEC | Bradesco | 0,7 | 1,71 |
2007 | BMC0 | Bradesco | 0,8 | 2,81 |
2010 | Bco Patagônia* | Banco do Brasil | 0,84 | 2,07 |
2012 | Redecard* | Itaú | 11,3 | 14,09 |
A aquisição do HSBC, sétimo maior banco no Brasil, pelo Bradesco, segundo maior banco privado brasileiro, não representa concentração. A concentração já existe no sistema bancário nacional e, nesse ponto, o HSBC não faz diferença, porque não conseguia crescer organicamente e estava perdendo participação de mercado.
Após essa aquisição não existem outros ativos relevantes disponíveis, e a compra do HSBC pelo Bradesco fará com que a competição entre as duas maiores instituições do País se acirre e aconteça de forma orgânica. Quem tiver a melhor estratégia, vai ter a liderança de mercado.