Folha de S. Paulo


NBCUniversal negocia investimento em BuzzFeed e Vox Media

O BuzzFeed e a Vox Media, duas das principais companhias de notícias digitais, estão a ponto de assinar contratos de investimento de valor elevado com a NBCUniversal, parte do grupo Comcast, que avaliam o BuzzFeed em US$ 1,5 bilhão e a Vox em US$ 850 milhões.

A NBCUniversal, que controla a rede de TV aberta norte-americana NBC, o estúdio Universal de cinema e um acervo de canais de TV a cabo, investirá US$ 250 milhões no BuzzFeed e montante não revelado na Vox.

Os investimentos servem a cada companhia de maneiras diferentes, de acordo com uma pessoa conhecedora da situação. Como outros grupos de mídia tradicionais, a NBC deseja atingir audiências mais jovens, que cada vez mais vêm trocando a televisão por plataformas digitais. Para o
BuzzFeed e a Vox, o capital novo e a parceria mais próxima com a NBC podem levar a projetos de televisão e novas fontes de receita, disse a fonte.

A Vox e o BuzzFeed investiram ambos em projetos de conteúdo para marcas, uma área de crescimento nas operações noticiosas digitais. O mercado de conteúdo para marcas deve crescer 20% ao ano nos Estados Unidos, de US$ 10 bilhões em 2014 a US$ 25 bilhões em 2019, de acordo com novas pesquisas da consultoria Boston Consulting Group.

As negociações para investir nas duas empresas estão em estágio avançado mas nenhum acordo foi assinado até o momento, de acordo com pessoas informadas sobre a situação.

O valor de propriedades digitais capazes de propiciar conexão com grandes audiências online disparou nos últimos anos. No ano passado, o BuzzFeed, conhecido por suas listas, .gifs e habilidade na utilização de conteúdo agregado, recebeu um investimento de US$ 50 milhões da
Andreessen Horowitz, companhia de capital para empreendimentos do Vale do Silício, e a empresa foi avaliada em US$ 850 milhões. Ele também passou por breves conversações com a Disney, sobre uma aquisição para a qual teria sido avaliado em US$ 1 bilhão.

A Vox, que controla sites como o SB Nation, Curbed e Eater, recebeu US$ 46,5 milhões em capital no ano passado do grupo de capital privado nova-iorquino General Atlantic, em uma transação que a avaliava em US$ 380 milhões.

A companhia recentemente reforçou seu portfólio de propriedades na Web com a aquisição do Recode, um influente site de notícias tecnológicas criado por dois ex-repórteres do "Wall Street Journal", Kara Swisher e Walt Mossberg. Informações sobre a negociação foram veiculados inicialmente pelo Recode, controlado pela Vox, que já tem a Comcast entre seus acionistas.

O BuzzFeed e a Vox podem estar atentos à Vice Media, ao negociar seu novo acordo com a NBCUniversal. A avaliação do grupo de mídia voltado a audiências jovens disparou desde que ele começou a produzir e distribuir programas de TV. No ano passado, a companhia levantou US$ 500 milhões em capital de investidores como a A&E Networks e Technology Crossover Ventures, grupo de capital fechado do Vale do Silício, e foi avaliada em US$ 2,5 bilhões.

A NBCUniversal se recusou a comentar sobre suas negociações com o BuzzFeed e Vox Media.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: