Folha de S. Paulo


Preço alto ainda limita consumo de orgânicos; diferença chega a 270%

A diferença de preço entre produtos orgânicos e convencionais pode superar 270%. É o caso do filé de peito de frango. O convencional é vendido, em média, por R$ 12,90, enquanto o orgânico custa R$ 47,80, de acordo com pesquisa realizada pelo diretor comercial da Korin, Edson Shiguemoto.

"O preço é um limitador [para o consumo em massa], mas isso ocorre por falta de escala na produção. Com mais vendas, vamos conseguir reduzir os valores cobrados", afirma.

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Fernando Henrique de Cerello Costa, comprador comercial do Pão de Açúcar, também reconhece que o preço ainda é mais alto, mas ele ressalta que essa diferença está diminuindo.

"Quando as vendas da categoria crescem, dando escala ao mercado, o preço cai. O que vemos é que a cesta orgânica do dia a dia, como açúcar e café, já não tem uma diferença tão grande", afirma.

INOVAÇÃO

Com o objetivo de criar, há pouco mais de um mês, um projeto de economia solidária, um grupo de amigos criou a Fundação Chão. Sem fins lucrativos e com o intuito de contribuir com pequenos produtores, a entidade vende produtos orgânicos a preço de custo. "Houve uma demanda muito superior ao que esperávamos para esse primeiro momento", diz Fábio Mendes, associado administrador do instituto.

O sucesso foi tão grande que a entidade mal consegue atender à demanda. O local recebe cerca de 1.000 clientes por dia. A busca pelos produtos se justifica. Um quilo de batata orgânica, por exemplo, é vendido por R$ 6; o da laranja por R$ 2; e um pé de alface por R$ 1,30 –no varejo tradicional, a alface orgânica chega a custar o triplo.

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