Folha de S. Paulo


Após um mês fechada, Bolsa da Grécia deve reabrir na terça-feira

Michael Probst/Associated Press
Bolsa de valores da Grécia reabrirá após um mês sem negócios
Bolsa de valores da Grécia reabrirá após um mês sem negócios

A Bolsa de Valores da Grécia permanecerá fechada nesta segunda-feira (27), mas deverá reabrir na terça-feira após um mês de fechamento, disseram fontes oficiais à agência Reuters.

"É certo que não reabrirá na segunda, mas talvez na terça", disse um porta-voz da Bolsa de Valores de Atenas à Reuters sob condição de anonimato.

Outra pessoa com relação direta com o assunto confirmou que as autoridades gregas planejam reabrir a Bolsa na terça.

O último pregão realizado na Bolsa de Atenas foi em 26 de junho. No dia 29, o governo grego fechou seus bancos em dificuldade e impôs controle de capital para conter uma corrida às poupanças que poderia ter levado ao colapso do já cambaleante sistema financeiro grego. O fechamento colocou em risco o lugar da Bolsa de Atenas nos índices globais de segurança financeira.

Os bancos reabriram na última segunda-feira e a Grécia enviou um ofício pedindo opinião ao BCE (Banco Central Europeu) na última semana antes que o ministério das Finanças grego permitisse o retorno das operações da Bolsa já nesta segunda-feira.

O funcionário da Bolsa de Valores de Atenas disse apenas que a Grécia precisaria de mais tempo para finalizar os detalhes que permitiriam a reabertura da Bolsa baseado no aval do BCE.

O ASE, principal índice da Bolsa de Atenas, registra desvalorização de 2,28% no ano.


Endereço da página:

Links no texto: