Folha de S. Paulo


Ferramentas da Apple e Facebook tentam inibir publicidade digital

Jim Wilson/The New York Times
O presidente-executivo da Apple, Tim Cook
O presidente-executivo da Apple, Tim Cook

Apple e Facebook estão desenvolvendo maneiras de ajudar seus usuários a ver menos anúncios digitais.

O Facebook está finalizando ferramenta que pode obstruir a apresentação de propagandas nas páginas de seus usuários.

Procurada, a companhia confirmou que está em fase de testes, mas não quis se pronunciar.

Segundo pessoas que já experimentaram a função, ela se chama "eu já tenho isso" e pode ser acessada quando o usuário não quiser continuar a ser impactado por anúncios de produtos e serviços que ele recentemente buscou pela internet.

A Apple, por sua vez, prepara uma forma de permitir que os donos de iPhone bloqueiem anúncios no browser Safari. As mudanças estão previstas para o novo sistema operacional, o iOS 9.

Segundo a Apple, a ideia é ajudar a "proteger a privacidade". Por meio de sua ferramenta, o usuário pode apagar os dados associados a seu identificador de publicidade e redefini-lo.

Se ele preferir não receber anúncios móveis selecionados com base em seus interesses, pode tocar em um botão que limita o rastreamento de anúncios.

A privacidade é uma bandeira levantada por Tim Cook, presidente-executivo da Apple, que, em eventos recentes, tem feito menção às propagandas, em comentário que parecem direcionados a companhias como Google, Facebook e Twitter, as quais coletam dados de seus usuários para tornar a publicidade mais eficiente.


Endereço da página: