Folha de S. Paulo


Para prosperar, funcionários precisam acreditar no potencial da empresa

Empreendedores já costumam ter uma dose de otimismo, mas não são os únicos que precisam ser convencidos de que o negócio é viável: os funcionários da empresa também devem acreditar em previsões positivas, defendem especialistas.

Os empregados não trabalham só pela remuneração, e acreditar no futuro do negócio é importante para desempenhar bem uma função nele, diz Bell Gama, sócia da Air Branding, empresa de "employer branding" (ações de atração, integração e retenção de profissionais).

Como não têm acesso a todos os dados da empresa, os funcionários costumam fazer suas previsões com base no que acontece ao seu redor. Se veem cortes de orçamento e demissões, completam a história "com finais infelizes", diz Sergio Sabino, da consultoria TMP Worldwide.

Por isso, defende Sabino, cabe aos líderes mostrar que, apesar das dificuldades momentâneas, a empresa seguirá e que os profissionais que estiverem na mesma sintonia tendem a ter mais sucesso.

Marlene Bergamo/Folhapress
Afonso Gomes Louro cercado por funcionários de agência Visual Turismo, em São Paulo
Afonso Gomes Louro cercado por funcionários de agência Visual Turismo, em São Paulo

HONESTIDADE

Isso é preciso ser feito de forma transparente, afirmam os consultores. Ou seja, não esconder dados negativos da empresa, do setor ou da economia, mesmo porque a chance de os empregados descobrirem sozinhos é alta.

Afonso Gomes Louro, dono da Visual Turismo, conta que ele e os diretores da empresa costumam falar sobre a situação econômica do Brasil e sobre as vendas com seus empregados.

A empresa dele vende pacotes de viagens para agências revenderem no varejo.

"Procuro manter o meu quadro de funcionários otimista. O segmento exige que as pessoas transmitam otimismo porque viagem precisa ser algo agradável, sobre o que as pessoas gostem de falar", afirma Louro.

Uma forma de aumentar o otimismo no ambiente de trabalho, sugere Gama, é transmitir mensagens positivas, ressaltando ações "para cima, felizes e otimistas" tomadas pela empresa, desviando o foco da atenção dos dados ruins.


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