Folha de S. Paulo


Presidente da Comissão Europeia diz querer evitar saída da Grécia do euro

O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, pediu nesta terça-feira (7) que os egos sejam deixados de lado na mesa de negociação para evitar um a saída da Grécia da zona do euro, durante um discurso no parlamento europeu prévia à cúpula da zona do euro sobre a crise da Grécia.

"Não se trata de vermos quem tem razão, é preciso separar os egos", disse Juncker, se pronunciando pela primeira vez sobre a vitória do "não" no referendo de domingo na Grécia.

O presidente da CE, que na semana passada tinha pedido aos gregos que votassem "sim", se mostrou esperançoso de conseguir um acordo com as autoridades gregas para evitar a saída do país do euro.

"Minha vontade é evitar um 'grexit'. Alguns na União Europeia, de forma aberta ou não, estão a favor da cisão. Minha experiência de vida diz que as respostas simples costumam ser as equivocadas. Na Europa a luta é contínua para encontrar soluções", apontou Juncker, adotando um tom conciliador.

Juncker enviou uma mensagem aos gregos de quem ninguém quer expulsá-los da União Europeia e prometeu que a CE se esforçará para a retomada do diálogo. No entanto, lamentou que a Grécia tenha abandonado as negociações quando parecia que haveria acordo.

A União Europeia (UE) espera ver hoje um primeiro passo da Grécia após a vitória do "não" no referendo do domingo em duas reuniões de urgência e consecutivas do Eurogrupo e dos líderes dos 19 países integrantes da zona do euro.

Grécia


Endereço da página:

Links no texto: