Folha de S. Paulo


Grécia precisa mudar posição para ficar na zona do euro, diz Alemanha

A Grécia tem que apresentar uma nova oferta que vá além de suas propostas anteriores se quiser permanecer na zona do euro, disse nesta segunda-feira (6) o ministro da Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel, acrescentando que Atenas pode logo enfrentar a insolvência.

"Se a Grécia quer ficar na zona do euro, o governo grego tem que fazer rapidamente uma oferta substancial que vá além de sua disposição até agora", disse Gabriel em coletiva de imprensa.

As Mais: 12 pontos para entender a crise grega

A declaração ocorre um dia após a vitória do "não" às condições dos credores no plebiscito grego por 61% dos votos.

Está marcada para amanhã (7) uma cúpula europeia extraordinária, articulada pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande.

Após o plebiscito, a Comissão Europeia anunciou que respeita o resultado, e indicou que seu presidente, Jean-Claude Juncker, consultará dirigentes de instituições europeias hoje (6) para decidir os próximos passos do bloco.

Em uma outra reunião crucial, o Banco Central Europeu decide se estenderá a assistência emergencial de liquidez (ELA, na sigla em inglês) aos bancos gregos. O BCE já injetou 89 bilhões de euros no sistema bancário da Grécia, mas a assistência foi suspensa na semana passada.

Sem nova ajuda da instituição, os bancos gregos podem ver suas reservas evaporarem em poucas horas se as agências reabrirem nesta terça.

Informações extraoficiais colocam essas reservas agora em € 500 milhões, ou cerca de € 45 por cabeça, neste país de 11 milhões de habitantes.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou nesta segunda que manter o país na zona do euro "ainda é o objetivo deles e o meu".

MINISTRO GREGO RENUNCIA

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, renunciou nesta segunda ao cargo, no que pode ser um movimento no sentido de melhorar a base para negociações —Varoufakis vinha adotando um tom de desafio frente aos credores.

Grécia


Endereço da página:

Links no texto: