Folha de S. Paulo


Grécia espera acordo com credores na 2ª independentemente de plebiscito

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, disse a um jornal alemão que espera fechar um acordo com os credores internacionais do país na segunda-feira (6), independentemente do resultado doreferendo domingo sobre o pacote de ajuda em troca de reformas.

"Espero que a gente tenha um acordo na segunda-feira. E isso independentemente de a maioria votar "sim" ou "não" no referendo", disse Varoufakis, segundo o Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung, em trechos de uma entrevista divulgados neste sábado.

"Não deem ouvidos àqueles que dizem que a oferta está fora da mesa – é claro que ainda está lá, porque isso é o que eles querem", acrescentou.

O ministro grego também criticou seu homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble.

"O sr. Schaeuble deixou claro em 2012 que ele preferia um 'Grexit'", disse Varoufakis, segundo o jornal, referindo-se ao termo utilizado para descrever a saída grega da zona do euro.

Na quinta-feira (2) à noite, o primeiro-ministro Alexis Tsipras disse que vai a Bruxelas tentar um acordo mesmo que o resultado do referendo seja negativo.

PLEBISCITO

Neste domingo (5), os gregos votarão se aceitam ou não o acordo proposto pelos credores, no sábado (27). As pesquisas divulgadas nesta sexta-feira (3) apontam um empate técnico entre os dois lados. A população continua sem entender direito os efeitos do plebiscito, anunciado de última hora por Tsipras após o rompimento das negociações.

De acordo com as pesquisas, o "não" tem maior apelo entre os mais jovens, e o "sim, entre os mais velhos.

O Conselho de Estado, alta corte administrativa da Grécia, rejeitou o apelo judicial para cancelar a votação. O órgão analisou um recurso de dois cidadãos e manteve a realização da consulta.

Entenda a crise grega


Endereço da página:

Links no texto: