Folha de S. Paulo


Bradesco e Santander disputam o HSBC Brasil

Andy Rain/Efe
Agência do HSBC em Londres, no Reino Unido; banco britânico anuncia saída do Brasil
Agência do HSBC em Londres, no Reino Unido; banco britânico anuncia saída do Brasil

O Bradesco e o Santander, respectivamente o segundo e terceiro maior banco privado do país, devem apresentar na segunda-feira (6) uma proposta pelo HSBC Brasil.

A três dias do prazo final para apresentar ofertas, ainda havia dúvida sobre se o Itaú apresentará proposta.

Um dos motivos do possível desinteresse, apontado por analistas, é que muitos clientes do HSBC também têm conta, cartão, seguro ou fundo de investimento do Itaú. A duplicidade de clientes chegaria a até 80%.

Entre os três bancos, o que demonstra mais apetite é o Bradesco. A instituição tem uma participação considerada modesta no segmento de alta renda (Bradesco Prime) e poderia ganhar mercado com a eventual incorporação da clientela do HSBC.

Para o Santander, o banco britânico também não acrescenta clientes importantes neste momento. Por esse motivo, executivos descartam uma oferta agressiva, como fizeram no passado pelo Banespa e pelo Banco Real.

BANCO ENCALHADO

Até a semana passada, os participantes pareciam desinteressados pelo HSBC, que poderia ficar encalhado.

O banco é avaliado entre R$ 10 bilhões e R$ 14 bilhões.

O prazo para as propostas termina na segunda. Após essa fase, o banco Goldman Sachs, coordenador da venda, deve escolher a melhor e iniciar discussões para chegar a um valor final.

Não está descarta a possibilidade de o Goldman Sachs recusar as ofertas, caso considere os valores baixos. Nesse caso, o banco americano tentaria trazer uma instituição chinesa para o processo.


Endereço da página:

Links no texto: