Folha de S. Paulo


Celular fará a inclusão digital de milhões, diz fundador da Wikipédia

O celular será responsável pela inclusão digital de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, com impacto no aperfeiçoamento da democracia, na educação e no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

A avaliação é de Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, que participou nesta quarta (24) de debate da série Fronteiras do Pensamento, que tem o apoio da Folha.

Para Wales, isso será possível com a popularização dos smartphones e o acesso mais barato à comunicação de dados. Ele defendeu a navegação gratuita em sites como a Wikipédia. Chamado Wikipedia Zero, o projeto inclui uma operadora de telefonia em que a maior parte do lucro vai para projetos sociais. Ela já funciona na Índia, Malásia, Tailândia e Nepal.

Raimundo Pacco - 12.nova.2008/Folhapress
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, fala durante sabatina da Folha, em 2008
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, fala durante sabatina da Folha, em 2008

"Conforme as pessoas vão ficado on-line, vão aprendendo sobre assuntos novos, lendo jornais locais e conversando entre si. Poderão se mobilizar em situações como uma epidemia de malária, fazendo com que certas regiões sejam evitadas e que consigam remédios e socorro", disse.

No caso das mobilizações organizadas via web, como as da Primavera Árabe, Wales admitiu que o passo mais difícil desses movimentos é evoluir para o aperfeiçoamento das instituições.

"Como organizamos instituições que sejam mais resistentes à corrupção? Noruega e Suécia, onde a corrupção é baixa, construíram regras que tornaram a corrupção cada vez menos possível."

Wales afirmou ainda que a liberdade de expressão evoluirá em países como a China, onde a Wikipédia é censurada. "Os censores hoje entendem que não conseguirão impedir as pessoas de aprenderem determinados assuntos. O que são capazes de fazer é evitar que alguns temas façam parte das conversas nos textos enviados por celular, redes sociais e Twitter."


Endereço da página: