Folha de S. Paulo


Aplicativos disputam liderança no setor de aluguel de barcos

Os americanos são proprietários de cerca de 22 milhões de barcos recreativos e, em média, os usam 11 dias por ano, de acordo com dados da Guarda Costeira.

Farejando um oportunidade nesses recursos subexplorados, companhias iniciantes do Vale do Silício estão tentando se tornar o "Airbnb dos barcos", agindo como intermediárias entre proprietários de embarcações que ficam ociosas e as massas.

"Um barco é um ativo dispendioso, tanto na hora da compra quanto na manutenção", disse Sascha Mornell, presidente-executivo da GetMyBoat. Para reduzir custos, faz sentido alugá-los de vez em quando.

Jaclyn Baumgarten, presidente-executiva da Cruzin, diz que foi a primeira a resolver o maior obstáculo para a locação e embarcações -encontrar um modo de oferecer seguro adequado, a fim de proteger o proprietário e o locatário em caso de acidente -e que sua maior rival, a Boatbound, copiou sua ideia.

Aaron Hall, presidente-executivo da Boatbound, fala com desdém da concorrência e assevera que sua empresa é que criou o seguro.

Locações de barcos on-line são um nicho de mercado tão pequeno que o setor inteiro mereceu apenas três parágrafos no mais recente relatório de 76 páginas da corretora Piper Jaffray sobre a economia do compartilhamento.

Divulgação/Get My Boat
Barco Phinisi, disponível para aluguel na Indonésia por US$ 400 ao dia
Barco Phinisi, disponível para aluguel na Indonésia por US$ 400 ao dia

"O setor era muito menor que os demais mercados", diz Michael Olson, responsável pelo relatório.

A locação de barcos é mais complicada do que, por exemplo, o Airbnb, que aluga imóveis. As companhias precisam garantir que os barcos estejam em condições de navegar, que os locatários tenham a capacitação para operá-los e que as leis locais sejam respeitadas.

O mais importante é que o mercado tem que conquistar a confiança dos proprietários, que hesitam em entregar seus preciosos barcos a completos desconhecidos.

Monica Houston, que trabalha como organizadora de eventos em Seattle, alugou seu Ericson de 1974 por meio do Boatbound diversas vezes.

Ela disse que o seguro aliviou suas preocupações quanto ao aluguel. O preço é de US$ 260 (R$ 770) ao dia, e ela fica com US$ 180 (R$ 425); o resto vai para a comissão da Boatbound, o custo do seguro e outras taxas.
crescimento

Ainda assim, atrair usuários é um desafio. As três empresas afirmam ter forte crescimento, mas só a Mornell revelou o número de barcos alugados por seu serviço: 300 reservas, um valor de US$ 500 mil (R$ 1,48 milhão) em abril.

Hall recebeu investimento de uma das maiores fabricantes de barcos recreativos e está estudando a possibilidade de oferecer barcos de concessionárias para locação via Boatbound, para permitir que potenciais compradores os testem antes da compra.

Como os aplicativos de carros, os serviços de locação on-line de barcos não demorarão a se separar em um líder claro e um bando de retardatários, disse Hall.

"É um mercado grande, mas só existe espaço para uma empresa nele", diz Hall.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: